Campanha da Fraternidade Comunista

2009 novembro 28
by Evelyn de Souza Mayer de Almeida

Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Eis o lema do Comunismo. E isso só existe no lema mesmo. Não passa de Utopia. Na ‘vida real’, a liberdade é só para quem comunga das mesmas idéias comunistas, a igualdade não existe e fraternidade é coisa de maricas. Todo mundo sabe que o Socialismo é mau em si mesmo, que sua ideologia é podre e que em nada ajuda o homem; apenas torna-o sujo e pestilento.
Contudo, os comunistas, sabendo que seus planos de um mundo “fraterno, igual e liberal” é medonho sem sentido, procuram argumentos, organizações, pessoas que tenham renome, influência e que sejam (principalmente) formadoras de opinião para convencer os incautos de sua sandice.

Ouvir besteiras do Presidente Chávez, por exemplo, é tórrido. Estes dias ele comparou Lula a Jesus Cristo. Como se Cristo pudesse ser comparado a alguém. E como se Chávez não soubesse “o poder” que esta comparação traz à mente de quem se deixa moldar por esta loucura.

E eles investem pesado. Já ganharam o Chalita, têm o apoio das feministas “Católicas pelo direito de decidir”, da “Teologia da Libertação” e de agora de setores importantes da CNBB. Não que esses setores já não davam a entender isto antes, só que agora está colocando MAIS às claras para qualquer cristão ver.

No site da CNBB há um relatório de um Seminário sobre “Economia e Vida”, que aconteceu em outubro deste ano em Santa Catarina. Padre Venzella começa o Seminário falando em fraternidade, solidariedade e o combate ao consumismo. Professor Valmor Schiochet inicia sua palestra valorizando o igualitarismo. Baseia seus argumentos em Rousseau e afirma “na lata” que, para uma sociedade melhor, é preciso implantar de vez o SOCIALISMO. Para comover os ouvintes, cita os tantos milhões que passam fome no mundo. Em seguida, alguns convidados explanam o “valoroso” trabalho das CEBs em colocar o povo no poder tal qual o plano fraudulento dos Comunistas em tornar a Igreja democrática, destruindo a hierarquia da mesma.

Eis algumas de suas palavras:

Porque nós não construímos uma sociedade mais igualitária? Pelo fato, de muitas vezes nos faltar forças necessárias para isso.”

“Para criarmos forças de justiça, devemos mudar o modelo econômico.”

“Precisamos então reorganizar o modelo de distribuição e produção da sociedade. Alguém tem a força de impor e os outros de aceitarem. (Rousseau)”

“A apropriação da riqueza como pecado original. Não é quem mais trabalha que recebe riqueza, mas que mais produz.Se queremos ter uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna, temos que romper com essa estrutura econômica vigente.”

“Experiências de economia solidária buscam colocar tudo em comum, para uma nova organização social. Através de associações, cooperativas, comunidades, etc. Estratégias que vão criando forças para ir se apropriando das propriedades privadas, por meio da coletividade.

Surge a idéia do socialismo, tomando o poder e reorganizar uma nova organização política distributiva. Conseqüentemente vêm as revoluções, temos a imposição de duas ordens, uma socialista e outra capitalista, a socialista caiu, a capitalista permanece e se aprofunda cada vez mais, onde por vezes não encontramos mecanismos necessários que venham a combater este sistema.

Professor Valério Schaper retira alguns textos bíblicos e os explica em sua ideologia marxista em como romper com o Capitalismo e implantar o Socialismo. Falou também sobre a importância da felicidade, do bem-estar, da auto-estima… Como a Campanha será Ecumênica, o Pastor Valério, um dos palestrantes, usou algumas passagens bíblicas para enfatizar um “socialismo bíblico”, dentre outros absurdos.

Ao fim do seminário, trataram de escrever as metas. Entre elas, estão:
▪ Assumir a missão profética de denúncia das injustiças do atual modelo econômico;
▪ Incentivar atitudes e ações concretas, diante do tema proposto, que devem continuar na pós Campanha e implantar e acompanhar os projetos sugeridos durante a CFE.

Trocando em miúdos, é investir no povo católico a ideologia socialista, criar uma revolução na Igreja e um movimento anticlerical. Sim, pois se a Igreja condena o Socialismo desde o seu surgimento, se a hierarquia existe porque Cristo assim instituiu, criar um movimento deste tipo é uma Anarquia Religiosa!

Se eles rezaram no Seminário? Muito pouco. Meditações puramente “socializadas”, trechos bíblicos retirados do seu contexto, e em nenhum momento mencionaram a importância de se buscar primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, já que o restante vem por acréscimo. Não! E porquê? Por que este seminário não foi religioso, mas comunista. Travestiram o seminário de religioso para enganar os ingênuos! Não se quer saber de salvação, de Reino dos Céus… querem é saber de ter o que não lhes compete.

E tudo isso acontecendo aos olhos de Bispos da CNBB…

Mas o que você pode não ter percebido é que não é simples coincidência esta Campanha acontecer no mesmo ano das eleições, da candidatura da Dilma, da luta do PT em não sair do trono. Este seminário deixa mais que claro o compromisso da CNBB com o Socialismo, com o Comunismo, com o Marxismo, com o pecado, com a cultura de morte, de homossexualismo, de inferno!

Que mal há na propriedade privada, se Aristóteles e Santo Tomás defendiam-na? Enriquecer não é ruim; igualitarismo sim! Veja, se eu enriqueço com uma empresa, eu gero tantos mais empregos e mais pessoas passam a ganhar dinheiro comigo. Isso é ruim? Não! Agora, repartir algo que é meu por um Ditador, isso sim é péssimo!
É claro que isso não ficará barato. Se setores eclesiásticos brasileiros estão se mobilizando para “marxizar a fé”, a luta do site Veritatis Splendor e de todo o povo católico de bem será a de “santificar a sociedade”.

Que o Reino de Cristo seja instaurado, implantado! Que caia por terra todos os inimigos do Senhor, aqueles que querem impedir Seu Reinado.
Peço a todos que se mobilizem, que escrevam cartas à CNBB pedindo esclarecimentos por esta postura, que se manifestem como puderem. Não vamos assistir de camarote que alguns demônios atrapalhem o plano de Deus e contagie o povo católico com o fedor do inferno.

25 Responses leave one →
  1. 2009 novembro 28
    olegario permalink

    Dona Evelyn,

    Permita-me comentar alguns fatos.

    Padre Gabrile Amorth é um escritor.
    Já escreveu duas obras tratando de um assunto espinhoso.
    Ele não é que se pode dizer, no populacho, de um padre “comum”.
    Padre Gabriele é um exorcista.

    Já praticou várias sessões de exorcismos.
    E livrou a alma de mais de 30.000 mil pessoas das garras do diabo.

    Ele – o padre – relata em suas obras que o inimigo opera de várias formas e maneiras.
    A mais conhecida é a possessão visível sobre a vítima.
    Um clássico exemplificando essa situação seria o filme O Exorcista, de 1973.

    A outra forma – não menos cruel – se dá por meio de infestação.
    Satanás opera por meio de estratégias que são bem mais difíceis de constatações.
    O encardido se infiltra na Política, Industria, Comércio e em setores do alto clero da IGREJA.

    Ele – o diabo – sabe que agindo de dentro para fora de uma instituição, a garantia do sucesso é quase certa.

    E o que dizer da CNBB ?
    E o que falar de tantos Bispos da CNBB?
    E o que fazer com os comunistas destruidores da fé da CNBB?

    Dona Evelyn, penso que Padre Gabriele Amorth deveria visitar o Brasil.
    Ótimo seria – acaso ele viesse – que fosse convidado a conhecer a sede da CNBB.
    Nós católicos que sabemos bem o “pensamento ortodoxo” da CNBB teríamos que organizar uma frente de apoio logístico naquele setor:

    - Formar 4 colunas de 10 e indicar o caminho da saida.

    Parabéns pela denúncia.
    Ofereço minhas preces.

    Olegário.

    Em tempo: Os livros do Padre Amorth são esses: Relatos de um exorcista e Novos relatos de um Exorcista.
    Sugiro a leitura.

  2. 2009 novembro 28

    Caríssimo Olegário,

    Agradeço as dicas e confio-me às suas orações.
    E não vamos desistir de pedir a Deus por um milagre. A CNBB precisa mudar já!
    Que todos os Bispos que lutam contra a Igreja tenham tempo e consciência de se redimirem.

    Pax!

  3. 2009 novembro 28
    Leonardo Maciel permalink

    Sr. Olegário, não digo que o sr. feriu, apenas peço a mim mesmo mais cuidado, o qual procuro lembrar a todos: sacerdotes enquanto sacerdotes têm o selo do Espírito Santo e representam Cristo no trato do sagrado, ferirmos o que representam seria ferirmos o Espírito Santo. Agora, sacerdotes enquanto homens e pecadores, fora do que representam, podem ser criticados. Dizermos que bispos estão endemoniados parece demais. Pode provocar paixões desordenadas. Creio que erram por engano de trevas, trevas planejadas para serem colocadas sobre todos nós na Igreja. Isto sim, foi obra do demônio. O demônio, hoje, não precisa ter o trabalho de possuir, há a pedra do crack que domina a pessoa na primeira dose e há a gritante manipulação sobre a capacidade de percepção. Não se percebe porque se manipula as mentes para não buscarem o acesso ao desmascaramento. E porque, assim, foge-se do desmascaramento, o qual sempre exige coerência e responsabilidade pessoal. Uma mudança de atitude que faz com que soframos por Cristo até ante nossos familiares. Será muito difícil para um pastor mudar se já viciou suas ovelhas. De cara, elas se sentirão enganadas e ele terá de abraçar a cruz que seu erro produziu e outra que virá da reação exagerada, sem a devida compaixão. É esta reação exagerada que devemos evitar de incentivar, sem, contudo, deixar de lutar pela Verdade. Tenho muita pena deles, porque seu peso para a conversão é muito maior do que o de um leigo que não tem a responsabilidade sacerdotal ante a formação do rebanho. Agora, ao contrito e humilhado que se resigne, será excelente oportunidade de santificação, mudar de rumo e se humilhar ante seu rebanho, penitenciando-se. O grande problema é que a doutrina marxista em si, por ser de auto-destinação e de auto-justificação para o homem, excita o orgulho e a vaidade e faz com que a maioria de seus seguidores morram fanáticos, mas não se convertam. Senhor, misericórdia. Amém.

  4. 2009 novembro 28
    vinícius permalink

    Perfeito!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    mandar um exorcista para a sede da CNBB seria o máaaaximo…kkk

    Ou então, já que a CF deste ano será ecumênica, poderiam marcar uma reunião na Catedral da Fé para uma sessão do descarrego…

    Sem brincadeiras, muito boa a sugestão.

    Aproveito a deixa para pedir orações pelos bispos. Assim podemos traçar uma alternativa ao nosso alcance, o que acham?

  5. 2009 novembro 29
    Victor permalink

    Não sou nem nunca fui católico, e não entendo nada disso que acontece. Como é que uma organização que afirma ser cristã – CNBB -, sai por aí pregando o Comunismo, provavelmente o maior assassino de cristãos da história, e simplesmente não acontece nada com os bispos que autorizam isso?

    É difícil demais de entender. De modo geral, em qualquer organização religiosa, pregar algo claramente em oposição ào cerne da doutrina acarreta mais cedo ou mais tarde punição, quiçá expulsão. No entanto, não é isso que eu, brasileiro, vejo na Igreja Católica. Muito pelo contrário, é uma esculhambação completa. Culto-discoteca, pregação anticristã, militância socialista. Pra onde me viro, nos jornais, na internet, na rua, é isso. E não acontece nada com ninguém? Nunca ouvi falar um caso sequer de alguém que foi punido ou expulso por tais coisas. É pertubador ao mesmo tempo pensar que a própria Igreja Católica afirma veementemente ser A religião cristã.

  6. 2009 novembro 29

    Vamos aproveitar que este ano estamos rezando pela santificação do Clero e peçamos a Deus mais e mais Padres e Bispos Santos!

  7. 2009 novembro 30

    Não consigo entender certas atitudes da CNBB. Por muito menos (criticas ao Governador Aécio – http://blog.veritatis.com.br/index.php/2009/11/27/presidente-da-cnbb-de-parabens/ ) o presidente da CNBB, D. Geraldo, acertadamente fez o que devia.

    Agora, em casos extremos de explicito marxismo em que estão atoladas a maioria das dioceses de nosso país, nada é feito.

  8. 2009 novembro 30
    Hélio de Souza permalink

    O exemplo de desperdício de tempo, dinheiro e oportunidade de levar a verdadeira mensagem salvífica de Jesus Cristo é o da Igreja Peregrina do Brasil através da “Campanha da Fraternidade”, principal forma de “evangelização” utilizada pela CNBB.
    Esta Campanha obsoleta é realizada na Quaresma e teve sua primeira edição em 1964 com o tema “Igreja em Renovação/ Lema: Lembre-se: você também é Igreja”, tendo se passado quarenta e quatro anos e o Brasil, que antes trazia na sua Constituição o catolicismo como a religião oficial vem a cada ano perdendo espaço às diversas seitas de cunho protestante.
    Alegar: “o importante e a qualidade e não a quantidade” é leviano e não justifica a omissão de certos bispos e padres que se preocupam cada vez menos em pregar o Evangelho, (Mc 16,15), e preferem atuar como políticos de esquerda apoiando as CEB’s, MST, PT, a moribunda Teologia da Libertação, o Comunismo, marxismo.
    Para sopesarmos a importância desse método de evangelização, basta pedirmos a algum católico praticante que cite qual foi o tema de um determinado ano, ou que cite, ao menos, três temas de qualquer ano, dificilmente alguém se lembrará. Deveriam se preocupar mais com a redenção da humanidade, assim como Jesus Cristo ensinou: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”.- (Mt 6,33).
    É erro grave não priorizar o tempo propício de conversão da Quaresma com uma catequese sadia, que leve ao encontro de Cristo. O homem verdadeiramente convertido evitará o pecado, não será ganancioso ou egoísta, amará o próximo como a si mesmo, ajudará os mais necessitados, preservará o meio ambiente, em especial, a floresta amazônica, não por seguir doutrina marxista, mas por amor a Jesus Cristo e a sua Igreja, fora da qual ninguém se salva.
    Disso tudo o que vale é que a Igreja Católica Apostólica Romana, por ser “Corpo Místico de Cristo”, “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” –Mt 16,18.
    Quanto as esses Bispos e presbíteros hereges e traidores da fé, passarão e no dia do juízo final, eles prestaram contas, acreditem ou não nisso, “Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meio dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes.” -MT 13-49:50

    Não se preocupem com essas bobagens! Na campanha da Fraternidade de 2010 todos já terão se esquecido do tema da Campanha de 2009.

    Um abraço a todos e rezemos pelos hereges, para que eles se convertam.

  9. 2009 novembro 30
    João Marcos permalink

    Enquanto fizeram um estardalhaço com a campanha da fraternidade desse ano, falando sobre segurança pública, o clero brasileiro, de uma forma generalizada, solenemente ignorou o ano sacerdotal e nada se falou sobre ele. No máximo, escutei um padre que distribuiu um folheto explicativo sobre as indulgências do ano sacerdotal. E nada mais.

    A situação tá crítica…

    Té mais

    João Marcos

  10. 2009 novembro 30
    Leonardo permalink

    São Paulo dizia que tinha largado qualquer outro discurso ou sabedoria para pregar apenas a Cruz. O que muda tudo de verdade e, inclusive, traz justiça social em cima da verdade para todos? A Cruz e apenas a Cruz. Eles não acreditam. Não acreditam mesmo. E, por isso, não praticam consigo mesmos. Mas é a solução. É a “caridade na Verdade” do Papa e é todo o doutorado de vida de Santa Terezinha, por exemplo. Como a Cruz venceu a morte, ela resolveu tudo do fim para o começo até o fim da história, o qual também superou. A Cruz é tanto universal quanto de descoberta íntima, resolve um a um para solucionar o todo, assim como é o divisor de águas. Enquanto não é tida como sabedoria e loucura insuperáveis, estaremos apenas com a burrice humana.

  11. 2009 dezembro 1
    Leandro Salvagnane Correia permalink

    Somos obrigados a concordar com o Victor (não católico) acima em suas ponderações…

    Victor, infelizmente tudo isto acontece. Não é toda a Igreja que é assim do jeito que você disse, mas infelizmente são as fatias que mais fazem barulho, que mais aparecem: Teólogos da libertação, Comunistas, Cristo-shows, esculhambadores da sagrada tradição, Pe. Fábio de Melo e suas fãs, grupos de oração desencarnados, etc…

    Sei que o que eu vou dizer não vai convertê-lo, Victor, mas acredite: a fé católica não é isso que você vê na TV.

    Um abraço fraternal!

  12. 2009 dezembro 1
    Victor permalink

    Obrigado, Leandro, por seu comentário!

    Talvez você não tenha entendido exatamente o que escrevi. Compreendo que em qualquer organização religiosa haja problemas, às vezes até mesmo problemas profundos. O bom valor de uma religião não está necessariamente impugnado por abusos que podem acontecer dentro dela.

    Meu questionamento é outro. Moro num país católico, e vejo muitas coisas erradas para uma organização que afirma seguir a Jesus. O problema é que venho notando que passa-se o tempo e NADA acontece! Pra que serve o sistema hierárquico de qualquer religião?

    Ora, a religião católica alega ser governada por uma hierarquia comissionada pelo próprio Espírito Santo e que possui um sistema de autoridade que culmina na figura de um papa. Além disso, a religião católica tem um corpo de doutrina e afirma que ninguém é obrigado a ser católico, mas, se a pessoa decidir sê-lo, terá que se apegar a tal corpo doutrinal, sob pena de heresia.

    Tomemos, então, por exemplo, a tal “teologia da libertação” – a Igreja Católica, pelo que sei, já disse que se trata de uma grave heresia. (E, de fato, é algo horrível, porque é uma pregação política extremamente venenosa – socialismo – travestida com linguagem religiosa, o que acaba “turbinando” o veneno.)

    Aí é que entra o meu questionamento. Como é que um organização que reúne BISPOS fica promovendo eventos da teologia da libertação e não acontece nada? De que serve a autoridade hierárquica da Igreja?

    Fica tudo por isso mesmo? Nenhuma advertência, nenhuma penalidade, nenhuma expulsão? Não se vê nada, nada, nada! Parece-me surreal. Pra que serve o superior hierárquico? Se o superior hierárquico também apresenta problemas, pra que serve o superior deste? Em qualquer grupo religioso medianamente decente não é possível que esta sequência siga infindavelmente. Alguma hora um superior terá de repreender publicamente alguém que faz militância herética aberta (e isto em sociedades democráticas é direito de qualquer instituição religiosa).

    Ora, seguindo esta sequência na Igreja Católica, eventualmente chegaremos ao papa. Se ele fica calado ante à contínua esculhabação de uma igreja que parece uma verdadeira palhaçada e nunca profere uma palavra veemente contra um membro do clero logo abaixo dele que deita e rola, o que podemos pensar?

    Como disse, abusos e pecados, mesmos enormes, existem em qualquer igreja. Além disso, qualquer organização religiosa que se preze também não vai sair feito louca punindo membros por qualquer suspeita de “heresia”.

    Mas, vamos e convenhamos, há um limite, e no final das contas eu não consigo entender como é o funcionamento hierárquico da Igreja Católica. Um bando de bispos vive fornecendo palanque para heresias, ano após ano, e não sai nem uma puniçãozinha pública?

    Perdoe-me, mas é de lascar. E fica pior ainda porque a própria Igreja ao mesmo tempo fica pontificando perante todos que ela é que é a verdadeira religião. Ora até mesmo na Igreja do Zé Mané da Esquina se algum membro do clero insistir em pregar algo DIAMETRALMENTE OPOSTO ao credo oficial da igreja, alguma coisa mais cedo ou mais tarde vai acontecer. Não vejo na ICAR nenhum traço desta mínima coerência interna que supostamente deve existir dentro de instituições religiosas.

    Um grande abraço!

  13. 2009 dezembro 1
    olegario permalink

    Sr. Leandro S. Correia, rabiscou o seguinte: “Somos obrigados a concordar com o Victor (não católico) acima em suas ponderações…”

    Peço: Não me INCLUA nesse famigerado “somos”.

    In Corde Jesu

    Olegario.

    Sr. Vitor, protestante choroso e reclamão: Poderia nos informar o nome de sua seita?

    Abraços.

  14. 2009 dezembro 1

    Victor,

    Como vc pode afirmar que a Igreja não faz nada?
    Mês passado mesmo o Papa deu uma baita bronca na CNBB e vira e mexe um Bispo ou outro é chamado na xinxa.

    Sua afirmação é EXTREMAMENTE genérica.

  15. 2009 dezembro 2
    Victor permalink

    Olá Sr. Olegario,

    Você disse:

    “Sr. Vitor, protestante choroso e reclamão: Poderia nos informar o nome de sua seita?

    Abraços.”

    Estou procurando fazer comentários respeitosos com o fim de tirar dúvidas. Faço contato num espírito de caridade. Procuro ser respeitoso e conciliador. Qualquer aspereza em minhas palavras está acompanhada dos motivos e argumentos para tanto.

    No entanto, vejo em seu comentário grosseria sem mais nada que a acompanhe – é avulsa, gratuita. Isto não soa bem para o senhor em particular e pode detrair do espírito pregado pela sua fé.

    Será que não podemos recomeçar em outro tom? Além do mais, tal postura pode sugerir nas entrelinhas que é difícil encontrar resposta para meu questionamento, cujo conteúdo independe da existência de confissão religiosa do emissor.

    Saudações e paz,
    Victor

  16. 2009 dezembro 2
    Victor permalink

    Olá Evelyn!

    Muito obrigado pelo seu comentário!! Apesar de tentar me manter bem informado, nunca tinha ouvido nada parecido com o que você diz. Pode me ajudar esclarecendo o assunto?

    Onde posso saber mais sobre essa “baita bronca”? Onde posso saber mais sobre bispos no Brasil serem chamados à responsabilidade, nominal e publicamente, por transgressões cometidas publicamente, tais como apoiar o comunismo? Pode me indicar exemplos disso, ou pelo menos o caminho das pedras para eu pesquisar?

    Não entendo precisamente o que quer dizer por afirmação “genérica”. De fato, meu comentário infelizmente não foi tão específico como poderia: quando digo que não vejo “nada”, refiro-me ao Brasil, que é a região que posso observar. No Brasil não conheço nada mesmo, apenas uma “geladeira” de um ano que foi dada à Leonardo Boff há vários anos atrás e uma punição dada certa vez a um padre que celebrava missa vestido de pai de santo. No exterior conheço o caso do bispo paraguaio que foi destituído ao se candidatar ou ganhar a eleição presidencial.

    Diante de tanta avacalhação, estes dois casos brasileiros me soam como a exceção que confirma a regra. Parece-me agora pelo seu comentário que há mais.

    Agradeço novamente,
    Victor

  17. 2009 dezembro 2

    Victor,

    Aqui no blog mesmo já foi noticiada várias cartas escritas à CNBB onde o próprio Papa decretou ordens severas, principalmente em relação à TL. A Igreja jamais taparia os olhos a uma situação destas. O fato é que muitos Bispos desobedem deliberadamente. E com isso a Igreja os chama em particular e lhes dá a instrução necessária. NEM TUDO sai na mídia, até porque a Igreja não tem que informar a mídia sobre todas as suas decisões. E quando nós, do VS, explanamos um assunto como este, certamente é para informar aos FIÉIS sobre alguns perigos que tem rondado a Igreja Brasileira. E fato é que nossa Igreja não é formada apenas por Bispos favoráveis à TL. Muitos outros estão conosco nesta luta, como Dom Keller, membro deste apostolado. Por isso sua informação é genérica ao dizer que a Igreja Católica vê isso tudo de camarote e nada faz. No site da Zenit, se não me engano, também já foram noticiadas várias informações deste tipo (a Igreja chamando os Bispos e dando-lhes as seguintes instruções para deixar o errado caminho).

    Existe um documentário sobre o Papa João Paulo II em que Ele mesmo dá uma bronca “ao vivo” em Leonardo Boff. E ele não foi apenas “gelado”, ele foi EXPULSO da Igreja. É um excomungado! Ele não tem mais NENHUMA ligação com a Igreja. E assim como ele, tantos outros Padres e Bispos já o foram, fossem ligados com a TL, Comunismo o Maçonaria, por exemplo. O compromisso com a Igreja é sério demais. O problema é que muitos padres se deixam enganar pela falácia boffiana de que dá pra misturar religião com o socialismo, e esta mentalidade tem entrado em algumas paróquias sutilmente. O trabalho em separa o joio do trigo é árduo e exige muita atenção e carinho. E como eu disse, temos Bispos e Padres seríssimos empenhado neste serviço. Assim como tb há leigos, como nós do VS, empenhados nesta luta pela extinção da TL dentro do seio da Igreja.

    Talvez vc não tenha contato com outras realidades, talvez não conheça bons Bispos e Padres e talvez por isso acredite que a igreja nada faz numa situação como esta. Mas acredite, a verdade não é bem esta.

    Obrigada pela sua participação neste blog.

  18. 2009 dezembro 2

    Victor,

    Assim disse o Papa João Paulo II aos Bispos do Brasil: “Para alcançar a justiça social se requer muito mais do que a simples aplicação de esquemas ideológicos originados pela luta de classes como, por exemplo, através da invasão de terras – já reprovada na minha viagem pastoral em 1991 – e de edifícios públicos e privados, ou por não citar outros, a adoção de medidas técnicas extremas, que podem ter conseqüências bem mais graves do que a injustiça do que pretendiam resolver”. (26 de Novembro de 2002 aos bispos do Brasil)

  19. 2009 dezembro 4
    Victor permalink

    Olá Evelyn,

    A situação começa a ficar mais clara. Se você ou alguém mais estiver disposto, gostaria de prosseguir com meus pedidos de esclarecimento de dúvidas. Faço-o a partir do seu comentário:

    “Aqui no blog mesmo já foi noticiada várias cartas escritas à CNBB onde o próprio Papa decretou ordens severas, principalmente em relação à TL. A Igreja jamais taparia os olhos a uma situação destas.”

    Poderia me ajudar a achar tais cartas? No blog não encontrei; no site principal encontrei esta: http://www.veritatis.com.br/article/4158

    Lembro-me agora de ter visto recentemente discursos a bispos brasileiros em reuniões em Roma pelo papa chamadas de “Regionais” onde havia novas condenações ao que tem acontecido no Brasil.

    “O fato é que muitos Bispos desobedem deliberadamente. E com isso a Igreja os chama em particular e lhes dá a instrução necessária. NEM TUDO sai na mídia, até porque a Igreja não tem que informar a mídia sobre todas as suas decisões.”

    E aí é que a situação recai no meu questionamento original. Com tanta coisa errada que já vi denunciada pelos próprios católicos em relação a faltas gritantes de bispos, já houve alguma punição a algum bispo brasileiro? Ensinar publicamente explícita e despudoradamente uma monstruosidade como a TL não acarreta em nenhuma censura pública? Ou é só ‘chamar em particular’? Uma pessoa ensina “deliberadamente” a TL e tudo que acontece com ele é “instrução necessária” particular? Parece que vários papas já deixaram claro que a TL é errada – tirando pela tempo de existência da carta de JPII acima não há desculpa pra um bispo hoje alegar ignorância em relação ao assunto. Daí quando um bispo ensina TL claramente tudo se limita a repreensão intramuros apesar de o estrago ser geral e o bispo saber perfeitamente bem que o que ele estava fazendo era errado? Ou em outras palavras: o que é preciso ele fazer para ser punido publicamente? Qual o limite a que ele precisa chegar para receber punição ou perda do cargo?

    Quantos já foram censurados oralmente/punidos/destituídos das funções? Em relação à montanha de abusos que já vi denunciada publicamente, praticamente não lembro de nada em termos de punições. Uma organização religiosa não precisa ficar dando satisfação pública sobre seus assuntos internos, mas por outro lado quando os agravos são públicos os desagravos também devem ser públicos. A Igreja não precisa informar a mídia de suas decisões, mas se a mídia mostra os pecados de bispos, deve-se tentar mostrar a punição pelos mesmos canais. Chamamentos em particular não consertam o estrago.

    Muitos católicos confusos ou decepcionados podem se afastar e acabar sem mais acessar os veículos internos de difusão de notícias. Num país de maioria imensamente católica, esse tipo de assunto – punições – era para ser logo difundido pela imprensa. Mas se existe alguma punição ou expulsão, ela não está aparecendo mesmo.

    “E fato é que nossa Igreja não é formada apenas por Bispos favoráveis à TL. Muitos outros estão conosco nesta luta, como Dom Keller, membro deste apostolado.”

    Sem dúvida que há outros! Estou questionando é como podem existir por tanto tempo – décadas a fio – BISPOS que ensinam TL ao mesmo tempo que não encontram tempo para ensinar outras coisas ou as ensinam timidamente. Parece surreal.

    Meus parabéns pelo trabalho de Dom Keller. É muito bom encontrar aqueles que não se intimidam em denunciar o erro sem se preocupar com as “pressões” que vêm disso.

    “Por isso sua informação é genérica ao dizer que a Igreja Católica vê isso tudo de camarote e nada faz. ”

    Por “nada faz” quero dizer que não vejo punição pública pelas trangressões públicas de pessoas em altas posições. E não transmiti a idéia de que a Igreja via isso “de camarote”, como se houvesse nas lideranças tradicionais algum prazer mórbido em ver o circo pegar fogo. Simplesmente disse minha impressão: o que vejo é que “nada faz”. Se isso é feito de camarote ou com pesar ou de algum outro modo eu não sei. Suponho que não é com alegria; parece-me soar como conformação; ‘é melhor não comprar briga’, etc. e tal.

    “No site da Zenit, se não me engano, também já foram noticiadas várias informações deste tipo (a Igreja chamando os Bispos e dando-lhes as seguintes instruções para deixar o errado caminho).”

    Se alguém que estiver lendo isto tiver links específicos à mão e não se importar, poderia postá-los?

    “Existe um documentário sobre o Papa João Paulo II em que Ele mesmo dá uma bronca “ao vivo” em Leonardo Boff. E ele não foi apenas “gelado”, ele foi EXPULSO da Igreja. É um excomungado! Ele não tem mais NENHUMA ligação com a Igreja.”

    Desculpe-me. Já há muito tempo na minha cabeça o tinha como excomungado mas recentemente li que ele tinha sido punido por um ano e que ele mesmo tinha se afastado aos poucos das atividades da Igreja. Esta informação só pode estar errada. Obrigado pela correção.

    “E assim como ele, tantos outros Padres e Bispos já o foram, fossem ligados com a TL, Comunismo o Maçonaria, por exemplo. O compromisso com a Igreja é sério demais.”

    Pois é, mas infelizmente não conheço um caso sequer senão aqueles que apontei. Quer dizer que existem bispos brasileiros que foram excomungados por envolvimento com maçonaria, comunismo e TL? Quem são eles?

    “O problema é que muitos padres se deixam enganar pela falácia boffiana de que dá pra misturar religião com o socialismo, e esta mentalidade tem entrado em algumas paróquias sutilmente. O trabalho em separa o joio do trigo é árduo e exige muita atenção e carinho.”

    Entendo perfeitamente. Não é porque um padre embute alguma pregação socialista em sua pregação que ele tem que ser punido imediatemente. A coisa é muito sutil e geralmente adentra pelas entrelinhas. É preciso ver o grau de conhecimento do líder. Às vezes até mesmo já na formação dele já foram introjetadas sutilmente as sementes venenosas com as quais ele convive até talvez sem se aperceber. Não é para sair caindo nas jugulares do presbíteros ante a cada suspeita de desvio. Como você bem diz, o trabalho é “árduo e exige muita atenção e carinho.”

    Mas há um limite, é claro. Do mesmo modo que se mostra tolerância ante a certas situações, há horas em que o cinismo me parece muito grande. Veja o caso relatado aqui: você está dizendo que no momento em que você postava a informação (e continua até o momento em que escrevo isso!) um site que reúne BISPOS tem um link para promoção do SOCIALISMO! É incompreensível! É o fim da picada! Não aparece nenhum bispo que diga: ‘epa, que esculhambação é essa? Podem até ter promovido um evento nitidamente socialista sem o meu/nosso conhecimento, mas nós é que não vamos permitir que nosso site ofereça esse tipo de propaganda! Vamos conversar caridosamente com o(s) assessor(es) e padre(s) que promoveram esse evento, tirar esse arquivo-lixo do site e publicar um pedido de desculpas no próprio site por termos deixado publicar o avesso da nossa pregação e pedir perdão caso isto tenha servido de êscandalo para membros do rebanho.’

    Mas até agora nada! O escândalo vai continuar? Não há mais ninguém que vá comprar a briga? O site da Conferência Nacional dos BISPOS do Brasil tem uma página com franca propaganda comunista e vai ficar por isso mesmo? Alguns leigos isolados esperneiam e é só isso?

    “Talvez vc não tenha contato com outras realidades, talvez não conheça bons Bispos e Padres e talvez por isso acredite que a igreja nada faz numa situação como esta. Mas acredite, a verdade não é bem esta.”

    Novamente: não é que não haja os “bons Bispos e Padres”; deve haver um número razoável deles. A pergunta é: porque os maus padres e bispos deitam e rolam publicamente e eu não vejo disciplina pública correspondente? Espero que seja apenas ignorância minha.

    Muito obrigado pelo sua exposição compassiva, Evelyn.

  20. 2009 dezembro 7
    Edmar Elias Bregagnoli permalink

    Os Bispos da CNBB parecem querer fazer política ao invés de cuidar
    da Igreja de modo evangelizador no Brasil.
    Nos países comunistas os católicos vivem sob a clandestinidade e defender
    um sistema que somente causa prejuísos ao povo católico é duvidoso. Chega a ser ridículo.

  21. 2009 dezembro 9
    Andre Goncalves permalink

    É “dever” de “todos os católicos” trabalhar por um mundo melhor, baseados na atuação de nosso mestre que é Jesus Cristo.

    Todas as formas políticas, religiosas e econômicas, que impedem a humanidade de viver plenamente a Graça de Deus, têm que ser criticadas e modificadas para poderem servir a “todos” e não a um pequeno grupo que explora a grande maioria.

    Porém, como se dizer católico e viver, no cotidiano, as práticas que que Jesus Cristo condenou, condena e condenará para sempre. Muitos que se dizem “católicos”, e até acreditam que são de verdade, vivem uma vida incoerente com os ensinamentos de Jesus Cristo e criam “bodes expiatórios” para se iludirem e desviar a atenção das pessoas, em relação à pecaminosidade patológica em que vivem, numa tentativa patética de se justificarem. É bom lembrar que Deus conhece o coração de cada um e não se engana pela as aparências.

    Os membros do Vaticano são pessoas preparadas e inspiradas por Deus. Se a campanha da fraternidade fosse comunista ou algo semelhante, a Cúria Romana não permitiria nenhum tipo de divulgação sobre o assunto.

    Peço que investamos nossas forças para propor “soluções cristãs” para a resolução dos problemas atuais em que nossa nação brasileira atravessa. Aproveitemos a quaresma e a campanha da fraternidade “Cristã” para sermos sinais vivos e atuantes de “Jesus Cristo” em nossa família, comunidade, trabalho, amizades, enfim, em todas as áreas de nossas vidas, todos os dias e o dia todo. Oremos para que Deus, por sua infinita misericórdia, retire de nós as nossas incoerências e possamos ser sua verdadeira imagem e semelhança para com todos.

    Abraço :-)

  22. 2009 dezembro 17
    Leandro Salvagnane Correia permalink

    Victor: se você é protestante, como disseram, eu não sei; eu sei é que você conhece muito mais da Igreja católica do que muitos católicos. E merece MEU (não vou mais dizer NOSSO) respeito por ter pesquisado tudo isto e pelo tom de suas mensagens: tirando as dúvidas e sem tentar ganhar no grito. Porém sugiro que se aprofunde um pouco mais… sou católico por causa do legado que Cristo deixou a esta Igreja através do Espírito Santo, e porque sei que aqui encontro a verdade, mesmo apesar de todo relativismo que vemos dentro da Igreja hoje, muito bem ilustrados acima.

    Realmente, é de se indignar que o socialismo entre de forma tão sutil e profunda na Igreja, e não há como negar que, se não é um fruto, ao menos ele foi o adubado pelo antropocentrismo oriundo de uma interpretação extremamente antropocêntrica e “revolucionária” do Concílio Vaticano II, cuja sacralidade do culto a Deus foi se perdendo para dar lugar a um culto ao homem.

    Eu poderia até concordar com você: em um país de maioria católica, uma “chamada na xinxa” que um clérigo recebe poderia sair no jornal secular. Padres relativistas bem que poderiam levar um cala-boca público.

    Mas às vezes a Igreja se vê de mãos atadas. Se por um lado católicos fiéis gostariam de ver estas broncas, para que sirvam de exemplo de ortodoxia e fidelidade ao sagrado, hoje vivemos em uma sociedade que, apesar de ser de maioria católica (leia-se católicos-de-IBGE), acredita em geral que a Igreja é medieval, inquisidora, tirana. Se algum padre socialista ou “humano demais” levasse uma limpada pública (para não dizer “cagada”), você não imagina o que haveria de repórter chamando este padre de “martir”, invertendo os valores, dizendo que a Igreja tem uma visão estreita, retrógrada, não está aberta a novas idéias.

    Este é o motivo que talvez os católicos tenham medo de por a boca no trombone: a falta de discernimento da mídia, para não dizer má-fé. Seria jogar os nossos bispos, ainda que falhos, na boca dos leões.

    A Igreja se defende como pode, mas algumas coisas infelizmente fogem ao controle. Leia por exemplo http://gentedefe.com/juniorandrade/2009/12/05/papa-fala-mais-uma-vez-contra-a-tl/

    Um dos problemas que ajudou muito a propagar a TL são as conferências episcopais. Há + ou – 70 anos (me corrijam se estiver errado) cada bispo respondia diretamente ao papa, porém foram criadas estas “conferências” que surgiram como se fosse um outro degrau na escala hierárquica. Até aí tudo bem, desde que se mantenha a ordem e a obediência. O problema é que o relativismo atual está NESTA CONFERÊNCIA EPISCOPAL. Então ela “filtra” os fatos antes de chegar a Roma e as correções necessárias não acontecem como deveriam. Mal comparando, seria como uma CPI formada por deputados para investigar outros deputados.

    Porém, caro Victor, se você um dia se tornar católico (queira Deus!) gostaria que mantivesse este seu espírito questionador (quem sabe um dia não faremos a diferença?), mas torne-se católico pelo sacramento, união do humano com o divino, pela coerência do sucessor de Pedro, e não por causa de bispos socialistas…

    Estarei rezando por você.
    Um abraço fraternal!

  23. 2010 janeiro 27
    Gelinton permalink

    Prezada Evelyn, seria nobre seu artigo se defendesse o Evangelho de Cristo, mas sua mensagem está muito distante do anúncio da salvação.

    Pode até satisfazer os sócios do que você chama de “a luta do site Veritatis Splendor”, mas esteja certa de que a santificação da sociedade será obra do Espírito Santo e não apenas de meia dúzia de digitadores que tentam espalhar ódio contra seus próprios irmãos a custa de uma ideologia que distância cada vez mais a humanidade da salvação.

    Encerro te lembrando que se a riqueza que você prega fosse “santa” porque gera “tantos mais empregos e mais pessoas passam a ganhar dinheiro comigo” (que pensamento ridículo), Jesus teria nascido em berço de ouro.

    Paz e Bem

  24. 2010 fevereiro 15

    Concordo com o texto….a Campanha da Fraternidade 2010, infelizmente está promovendo doutrinas contrárias ao cristianismo novamente….

    Quer pregar um verdadeiro desapego aos bens materiais? Que façam uma coleta, e doem esse dinheiro aos pobres…simples…..Cada fiel doa um real, e teremos numa paróquia de mil pessoas 1000 reais, suficiente para comprar 50 cestas básicas e ajudar 50 famílias por um tempo…Mas NÃO….Isso nem sequer é falado, o tema central é a Revolução, a desapropriação de bens, o socialismo, a guerra e a destruição em massa da mentalidade ética e moral que ainda existe (ufa) em nossa sociedade.

  25. 2010 fevereiro 15

    Bem, eu sou católico, leigo, e não concordo que a campanha seja comunista. Na verdade, ela apresenta alguns aspectos ligados ao comunismo, como solidariedade para com os pobres, condenação à propriedade privada ou à economia capitalista. Porém, fazer isso não torna ninguém comunista. Tornaria, se, somado a isso, também houvesse um projeto ditatorial, ateu, repressivo, que abolisse religiões, que perseguisse dissidentes, e isso é impensável. Então, só porque não somos comunistas, não podemos criticar a sociedade atual? Então, não posso me preocupar com o sistema econômico que é comprovadamente injusto para com os pobres, porque se faço isso sou comunista? A gente sabe que a acumulação de capital não tem limites e o estímulo ao consumo causa empobrecimento espiritual; e não faremos nada? Não, porque criticar o capitalismo moderno é ser comunista e anti-cristão. Por favor, isso não é ingenuamente simplista demais, reduzir tudo a um jogo de contrários? As coisas não são bem assim. Eu aceito a igreja católica com tudo o que fez, mas corto a parte da inquisição; não aceito o que foi feito contra Giordano Bruno, por mais errado que ele estivesse. Da mesma forma, condeno todos os crimes de Lenin, Stalin, Castros e Guevaras, mas aceito com amor e cristandade todas as críticas que fizeram ao capitalismo e vejo com carinho as alavancas do mal que eles expuseram. Isso me faz comunista? Não creio. Creio que podemos sim reunir o que há de bom em todas as pessoas, correntes de pensamento e de fé, e excluir o que há de mal em nós mesmos, em nossas crenças. Senão, seguiremos eternamente achando que o santo ofício fez um bem à humanidade, quando sabemos todos que não passou de obra de demônios travestidos de santos. Parem, pensem e vejam: a campanha da fraternidade não contém mal algum, pois sua proposta e sua ação visam o bem comum. E o bem comum não pode ser exclusividade de doutrinas comunistas, por favor, correríamos o risco de nos tornarmos monstros individualistas.

Deixe uma resposta

Note: You can use basic XHTML in your comments. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS