Padre Fábio de Melo: entre o espanto e a indignação

2009 maio 27

Os católicos foram surpreendidos com a entrevista do padre Fábio de Melo no último programa do Jô Soares. Surpresa? Bom, de um sacerdote orgulhoso de seus músculos e de seus belíssimos trajes (baby-look) clericais nada pode vir de surpreendente: a própria postura já é estarrecedora.

Mas o motivo da surpresa foram as críticas do padre Fábio de Melo à Igreja:

Me incomoda muito esse discurso religioso duro, que esquece a simbologia e a beleza dela. Religião não é garantia de nada e a própria Igreja precisa compreender isso.

Vejam só! O discurso religioso é duro, esquece a simbologia e a beleza, religião não é garantia de nada… e mais: ele encontrou algo que a Igreja precisa compreender!

Imaginem só! A Igreja Católica, instituição divinamente fundada sobre Pedro, aquela que Cristo lavou com seu Sangue, aquela a quem ele deu a infalível assistência do Espírito Santo, precisa compreender uma coia que só o padre Fábio de Melo compreende! E o que é isso: que religião não garante nada. Aplausos para o padre Fábio de Melo (ele os adora!): além de cantor, modelo, fisiculturista e poeta, o homem é o salvador da Igreja, o único que pode fazê-la sair de seu discurso religioso duro e levá-la à compreensão das realidades mais altas! Estranha que suas fãs ainda não o tenham querido elevar a Papa – na verdade, já vi gente dizendo que segue antes o padre Fábio de Melo, e depois o Papa…

Bem, perguntaria ao padre Fábio de Melo se também Jesus teve um discurso religioso duro ao condenar escribas e fariseus (Mateus 23,1-30). “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar” (v.13). Discurso religioso duro, hein, padre Fábio?

Diga-me, padre Fábio, se Vossa Reverendíssima considera duro também quando Jesus entrou no Templo com um chicote e de lá expulsou os vendilhões (João 2,13-25). Chicote dói… Jesus foi duro, padre Fábio? Aquele intransigente chamado Jesus!

E se religião não garante nada, padre Fábio, se religião não garante salvação, porque então Jesus ensina: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; quem não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus” (João 3,36). Vejam só, esse Jesus: fechou a salvação em torno da crença nEle! Fundou uma religião baseada na fé em seu Evangelho e fechou a salvação em torno de si mesmo! Que discurso duro, não é, padre Fábio? E olhe só o que Jesus disse: aquele que não crê nEle tem sobre si o peso da ira de Deus! A “ira de Deus”: que discurso duro! Duríssimo, esse Jesus!

Mas a Igreja precisa entender que religião não garante nada, não é, padre Fábio? E Jesus? Ele precisa entender? A Igreja precisa mesmo, padre Fábio, compreender isto de que “religião não garante nada”? Quem lhe revelou isso, padre Fábio? Foi o Espírito Santo? Me diga: ele falou em línguas com o senhor?

Interessante, padre Fábio, é o senhor fazer parte da Igreja que esse Jesus fundou e defender todo o contrário dela. Interessante, padre Fábio, é o senhor se preocupar tanto com o próximo CD e o próximo show, ou com seus trajes bastante clericais, e esquecer de sua própria formação doutrinária, que é lastimável ao extremo.

Acorde, padre Fábio de Melo! A Igreja está em guerra contra o mundo. Cristo nos deu uma Cruz para carregarmos e pela qual lutarmos! Fundou uma religião que garante a nossa salvação e que hoje é atacada de todos os lados! Num contexto desses, a Igreja não precisa de padres preocupados com seus CDs, envergonhados de serem padres – tanto que nem se vestem como padres – e ensinando as piores heresias para os fiéis e um fã-clube repleto de mocinhas encantadas com bíceps e de olhos brilhantes!

E se Cristo lhe coloca num programa de alcance nacional, não é para ficar concordando tacitamente com todas as críticas sem sentido do Jô Soares e ainda complementando com mais críticas!

Que serviço estás prestando a Jesus, sacerdote!

Mas se religião não garante nada, talvez seus CDs garantam. Vamos dar de presente ao Papa aquele DVD em que o senhor canta vestido como leigo, pra ver se ele entende algumas coisas, não é?

Acorde, padre Fábio de Melo! A guerra da luz contra as trevas não é uma poesia romântica.

38 Responses leave one →
  1. 2009 maio 27
    Elaine permalink

    Por favor, não crucifiquem o Pe. Fábio.

    Realmente, para quem não gosta da doutrina católica pode ter achado nos dizeres do padre Fábio um discurso contra a ortodoxia da Igreja, porém não podemos esquecer que ele abraçou o sacerdócio com todas as exigências que isto leva: celibato e obediência. Seu testemunho de vida lhe garanto é mais impactante do que meras palavras.

    Sua visão da religião é uma visão que na minha opinião condiz com a proposta do documento de Aparecida na qual o que deve ser transmitido é a prática dos princípios católicos por que a verdade tem que ser dita: 90% da populalção é cristã e grande parte se diz católica, porém o que vemos na prática… Uma sociedade muito injusta, violenta e que não investe no ser humano em sua totalidade (educação, saúde, salário digno).

    Acho que não cabe a nós julgá-lo, quem deve dar uma chamadinha nele é seu bispo. Eu ainda o admiro muito, apesar de não concordar com ele quando ele diz que para se decidir por uma vida consagrada a pessoa tem
    que obrigatoriamente ter tido um romance, seja com sexo ou não. Penso que isso é uma opinião pessoal dele e portanto não se deve generalizar. No entando eu admiro sua audácia em viver o sacerdócio com todas as sua exigências atuais mesmo sendo um homem bonito e intelectual.

    Paz e bem!

  2. 2009 maio 27
    Alex A.B. permalink

    A atitude do Pe. Fábio de Melo em sua entrevista com o Jô tem causado com razão muito escândalo. Naturalmente a sua atitude envolve uma complexidade de causas. E, como o Pedro Ravazzano bem lembrou, não se quer jugar a culpabilidade interna do Pe. Fábio; mas apenas tratar de seus atos concretos.
    Gostaria de chamar a atenção para a formação dos sacerdotes. Ora, um dos requisitos para a ordenação sacerdotal não é a ordotoxia da doutrina do candidato ao sacerdócio?!
    O que está acontecendo, portanto, com a formação dos seminaristas dentro dos seminários?!
    Que tipo de formação os bispos, os reitores de seminarios, os professores de filosofia e teologia, etc tem dado aos seminaristas, futuros sacerdotes?!

  3. 2009 maio 27
    Thiago permalink

    Bom gente, já percebemos que o Pe. Fábio errou, mas nem tantas postagens com sobrecarga de sarcasmo e ironia !! rs rs

    Precisamos trabalhar para que o Padre Fábio esteja ciente da nossa “revolta”.

    abraços

  4. 2009 maio 27

    A questão, com todo respeito ao pe. Fábio, que Deus o abençoe, não é querer “falar mal dele” de jeito nenhum. Deus nos livre. Isso é coisa de gente obtusa. O que criticamos foram as falas ditas e não ditas. Vejam as frases por si mesmos, não preciso repetir. Isso é ortodoxia? É a doutrina católica?

    Aqui vi gente nos chamando de “doutores da lei” e que estávamos julgando-o. Nada disso. Estamos analisando suas idéias e as do Jô. E não é só o pe. Fábio representado, mas os vários posts não são para “pegar no pé” dele mas para avisar cléricos e religiosos de que devem evitar pronunciar idéias heterodoxas ou vexaminosas contra o que a Igreja ensina. Para citar um outro exemplo, vejam só as atitudes funestas de outro padre, o padre Jenkins, que deu o título de Doutor Honoris Causa ao abortista Obama. Isso não é julgar a PESSOA de Jenkins, mas se seus atos são coerentes com o Evangelho.

    Não somos “doutores da lei” nem queremos julgar ninguém. Mas sentimo-nos no direito e obrigação de defender a ortodoxia e o conservadorismo contra as falsas idéias e modernismos.

  5. 2009 maio 27

    E também lembremos do ato vexatório e lastimável do pe. Marcelo permitindo a abortista e anti-Igreja Dilma Rosseff falar na Igreja. Isso é ou não é lamentável?

  6. 2009 maio 27
    Tiago Paolini permalink

    Na citação do padre Fábio na postagem, ele não condena todo o discurso religioso, só aquele duro que se esquece da beleza e simbologia da religião. Mas o Taiguara escreveu como se o padre tivesse criticado a Igreja (ele criticou APENAS quem é duro e se esquece da beleza e simbologia da religião). Tivemos aqui um erro na interpretação da citação por parte Taiguara, mas não se preocupe pois todos erramos (só que o erro aqui orientou a escrita de todo o post…).

    O autor do post também entendeu errado o significado de dureza na citação do padre. No contexto, o padre se referia como dureza um discurso grosseiro, ou seja, mal-educado. Existem, é claro, certos discursos contundentes na nossa fé que caem em alguma outra definição de dureza, mas não foi a esses que o padre se referiu.

    Eu concordo com o comentarista aqui que julga os posts sarcásticos, e digo mais. O Veritatis tem certa visibilidade e por isso deve ficar atento em relação ao tom de seus escritos, pois até a melhor das mensagens pode se comprometer caso o mensageiro não souber como transmiti-la bem. Ironia não edifica ninguém na fé, além de ser mal-educado.

    Lembrem-se daquele artigo sobre a mansidão para com o próximo publicado no aqui no site há algumas semanas, ao mau ver o Taiguara e o Rafael Vitola estão caindo nas falhas apontadas pelo artigo.

    Por favor, não me entendam mal. Não quero condenar o Veritatis. Eu já aprendi (e aprendo) muito com ele, e sou muito grato por isso. Mas isso não me desautoriza a enxergar os erros cometidos pelo apostolado, o que eu faço aqui são críticas construtivas.

    Abraços,
    Tiago

  7. 2009 maio 28

    As críticas podem soar “pesadas” para um Padre, mas que compreendam bem, é um desabafo. Não contra a pessoa do padre em si, mas sim com desvio de suas palavras, muitas vezes soa “doce”, “romantizadas” mas contraria muito o que Cristo nos dissera e a Igraje confirma.
    Um exemplo: O que acham sobre catequizar os Indios, ainda que com todo o cuidado da inculturação? Perguntem isto ao Fábio de Melo para verem… E não só para o Taiguara, mas para muitos, inclusive um Jornal, padre Fábio falou sim contra a Igreja Católica. Além da omissão, que é o que mais incomoda, como citei em outro comentário.
    Belo Desabafo Taiguara, tirou as palavras da minha boca. E tenho certeza que se tu pudesse diria isto ou algo semelhante ao Padre pessoalmente, não pra condená-lo, mas para exortar alguém que tem a responsabilidade de ser um presbitero da Igreja de Cristo.

  8. 2009 maio 28
    Gustavo Souza permalink

    Falou e disse, Taiguara! ;-)
    A luta da luz contra as trevas de fato não é, nem de longe, uma poesia romântica!

    Abraço!
    Gustavo Souza

  9. 2009 maio 28
    Taiguara Fernandes permalink

    E qual é o discurso duro que se esquece da beleza e simbologia da religião? Padre Fábio é vago em defini-lo. Mas prestemos atenção aos outros trechos de sua entrevista: falar que não devemos catequizar os índios, pois vivem mais divinos que nós; que se alguém está feliz com um pastor, ótimo!, deixa ele lá!; que o discurso do Clero está mudando, a missa passou a ser banquete…

    Se Padre Fábio condena o discurso duro e fala tudo isso, então este seu discurso deve ser o não-duro, o “leve”, aquele que contempla o simbolismo e a beleza da religião. Pois, pelo princípio da não-contradição, o Padre não poderia condenar um discurso religioso duro e sustentar esse mesmo discurso; logo, o discurso do Padre se deve supor como o oposto do discurso religioso duro.

    Mas se esse discurso do Padre é o não duro e aquele que contempla a real beleza e simbolismo da religião, então qual é o discurso religioso duro? É o que diz o contrário disso, isto é, que devemos catequizar os índios para ensinar-lhes o Evangelho da Verdade, que devemos nos esforçar por trazer de volta os protestantes à Verdade Católica, que o discurso do Clero nunca deve mudar, pois deve seguir a doutrina IMUTÁVEL da Igreja, que a Missa é essencialmente sacrifício… Isso é o contrário do discurso do Padre, e portanto deve ser o discurso duro que ele condena. Mas que discurso é esse que é duro? É justamente o discurso CATÓLICO, a doutrina da Igreja Católica! o Padre Fábio, pois, condena como duro o discurso autenticamente católico!

    Logo, não foi um erro de interpretação de minha parte: é a a conclusão lógica a partir das próprias palavras do Padre. Sustentar o contrário é fazer um malabarismo tremendo, e só se pode conseguir de maneira extremamente forçada.

    Caríssimo João Soares, obrigado pelo apoio. Sim, diria ao Padre tudo pessoalmente outra vez. Todos faltamos com a responsabilidade para com Deus com nossosp ecados; mas a responsabilidade de uma pessoa pública e ainda mais sacerdote é deveras maior. E o Padre faltou com a responsabilidade em um ponto nevrálgico, que é a defesa e propagação da reta fé, coisa que poderia ter feito. Se não fez, faltou com a responsa. Diria, sim, tudo pessoalmente. E creio que todos no VS diriam juntos.

  10. 2009 maio 28
    Taiguara Fernandes permalink

    Caríssimo Tiago Paolini,

    E sobre o Padre Fábio ter dito que religião não garante nada e que a Igreja precisa compreender isso logo depois de condenar o discurso religioso duro? Sobre este ponto nada falastes, até porque é indefensável se não quiseres incorrer na heresia, como incorreu o Padre, de dizer que religião (e, especificamente, a nossa religião católica) não garante nada.

    E ao dizer isso justamente depois de condenar o discurso religioso duro, o Padre nos faz supor que o discurso duro seja realmente o que afirma que religião garante algo – e esse é o discurso da Igreja!

    []s

  11. 2009 maio 30
    Alex B. M permalink

    Caro amigo Tiago Paolini,

    Não estou aqui para defender o tal Pe. Fábio de Melo. Mas assisti o programa do Jô, o qual inclusive tenho gravado e ultilizo para mostrar alguns dos erros doutrinários do dito padre. Tenho analisado e refletido bastante com amigos e colegas sobre o que o padre falou: “Me incomoda muito esse discurso religioso duro, que esquece a simbologia e a beleza dela. Religião não é garantia de nada” (Pe. Fábio de Melo). No entanto caro amigo, não podemos colocar na boca do padre o que ele não disse! Como já falei, tenho essa entrevista gravada e estou ouvindo-a nesse exato momento, e em momento nenhum ví ou ouví o padre falar: “…e a própria Igreja precisa compreender isso.” Amigo, essa frase é sua, não do padre! Sua postagem está o tempo todo dizendo que o padre disse isso, e ele não disse. Sejamos justos em nossas críticas, o padre foi infeliz ao afirmar que religião não é garantia de nada, pois a própria Igreja afirma: “Fora da Igreja não há salvação” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 846).

    Desculpe-me, mas o seu texto me pareceu mais preocupado em atacar o padre, do que em defender a fé. Para tanto usaste uma frase que não foi dita. Defender a fé com mentiras é inaceitável. Fiz duras críticas a afirmação do padre: “Religião não é garantia de nada”… Porém as fiz fundamentada na verdade do que foi dito na entrevista. Você não! Muito do que você refletiu, quando não se predeu apenas em atacar o coitado do senhor Fábio de Melo, ultilizei nas minha críticas. A difrença é que o fiz sem ataques e fundamentado plenamente na verdade.

    Por fim, amigo, concordo plenamente que o Catolicismo é uma religião, ou melhor, é a religião que garante nossa salvação, pois foi fundada por Cristo Nosso Salvador. Porém, em nossas reflexões sobre essa verdade, não podemos deixar de citar o Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 843: “A Igreja considera tudo o que pode haver de bom e de verdadeiro nas religiões como uma pregação evangélica, dada por Aquele que ilumina todo homem para que, finalmente, tenha vida”. Espero ter sido claro em minhas palavras, pois as fiz apressadamente. No mas, Deus o abençoe e o faça defender a verdade com a verdade. Reafirmo, o Pe. Fábio Melo falou muitas besteiras na entrevista, mas ao afirmar que o padre disse, “a própria Igreja precisa compreender isso”, quando na verdade ele não o disse, você acabou falando muita besteira aqui também. Por favor, não deixe o seu orgulho falar mais alto… A frase não foi dita… O seu texto está fora do contexto da verdade… Posso inclusive lhe mandar os vídeos por e-mail para lhe provar que não estou lhe corrigindo injustamente… Obrigado pela atenção, desculpe-me qualquer coisa, mas é que odeio injustiça!

  12. 2009 junho 4
    João Marcos permalink

    Confirmo o que o Alex B. M. falou acima. O trecho “e a própria Igreja precisa compreender isso” não está na fala do padre na entrevista (ver vídeo 1 no youtube). Se é para criticar, critica direito, com o que o padre disse, não inventando o que ele não disse. Ou seja, tratar as coisas com verdade.

    Cito ainda, na linha do art. do CIC citado acima, o que a Declaração Dominus Iesus diz, em seu item 17:

    “17. Existe portanto uma única Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele.58 As Igrejas que, embora não estando em perfeita comunhão com a Igreja Católica, se mantêm unidas a esta por vínculos estreitíssimos, como são a sucessão apostólica e uma válida Eucaristia, são verdadeiras Igrejas particulares.59 Por isso, também nestas Igrejas está presente e actua a Igreja de Cristo, embora lhes falte a plena comunhão com a Igreja católica, enquanto não aceitam a doutrina católica do Primado que, por vontade de Deus, o Bispo de Roma objectivamente tem e exerce sobre toda a Igreja.60

    As Comunidades eclesiais, invés, que não conservaram um válido episcopado e a genuína e íntegra substância do mistério eucarístico,61 não são Igrejas em sentido próprio. Os que, porém, foram baptizados nestas Comunidades estão pelo Baptismo incorporados em Cristo e, portanto, vivem numa certa comunhão, se bem que imperfeita, com a Igreja.62 O Baptismo, efectivamente, tende por si ao completo desenvolvimento da vida em Cristo, através da íntegra profissão de fé, da Eucaristia e da plena comunhão na Igreja.63

    « Os fiéis não podem, por conseguinte, imaginar a Igreja de Cristo como se fosse a soma — diferenciada e, de certo modo, também unitária — das Igrejas e Comunidades eclesiais; nem lhes é permitido pensar que a Igreja de Cristo hoje já não exista em parte alguma, tornando-se, assim, um mero objecto de procura por parte de todas as Igrejas e Comunidades ».64 « Os elementos desta Igreja já realizada existem, reunidos na sua plenitude, na Igreja Católica e, sem essa plenitude, nas demais Comunidades ».65 « Por isso, as próprias Igrejas e Comunidades separadas, embora pensemos que têm faltas, não se pode dizer que não tenham peso no mistério da salvação ou sejam vazias de significado, já que o Espírito Se não recusa a servir-Se delas como de instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja Católica ».66

    A falta de unidade entre os cristãos é certamente uma ferida para a Igreja; não no sentido de estar privada da sua unidade, mas « porque a divisão é um obstáculo à plena realização da sua universalidade na história ».67″

    Por mais que a Igreja Católica seja a única Igreja fundada por Cristo, e a única que contém o depósito da fé, não podemos negar a ação de Deus em outros lugares.

    Té mais

    Joã Marcos

  13. 2009 junho 5
    Hélio permalink

    Padre Fábio de Melo, não agiu diferente daquele soldado encarregado de proteger o herdeiro e, ao contrário, traiçoeiramente o entrega ao inimigo.
    Esse pseudo sacerdote, perdeu duas chances no programa do Egocêntricojô, a primeira, de defender a Igreja e de pregar a verdadeira fé Católica num programa exibido não só nacionalmente mas em diversos países, como não agiu assim, perdeu a segunda, que foi a de ficar calado e “pedir pra sair”..
    O Reverendíssimo “Padreboy” Fábio de Melo não têm um superior que lhe puxe suas sexys orelhas?
    Da forma com que ele se comporta, se ele vivesse na época em que Nosso Senhor Jesus Cristo viveu, ouvisse o que Ele pregou, sem dúvida, as marteladas seriam executadas pelo Padre galã.

  14. 2009 junho 5
    Edmilson Santana - Bahia permalink

    “Não condeneis e não sereis condenados”. Não julgueis e não sereis julgados”. diz-nos a Sagrada Escritura. Quem tem que dialogar com o padre Fábio, são seus responsáveis, representantes da Igreja. Não condenemos ninguém. Quem nunca criticou a Igreja que atire a primeira pedra. O próprio Cristo disse que nem as portas do inferno prevalecerão contra sua Igreja, não são Jô Soares nem Fábio de Melo que vão prevalecer. Esta está sobre Pedra, Rocha que é o próprio Cristo.

  15. 2009 junho 7
    CRISTINA ARAÚJO permalink

    Irmãos,

    Vivamos as nossas vidas, olhemos para os nossos umbigos e paremos de julgar os outros.
    Sou espírita e não vi nada de mais em sua colocação. Entendi nela uma vontade de renovação, repensar algumas determinações/definições que a Igreja ainda “impõe”. Os tempos são outros e devemos acompanhar sua evolução.
    Não julguemos para não sermos julgados.
    Como espírita assisto, sempre que possível, suas palestras e como em todas as palestras de todas as “ditas” religiões existem coisas que podemos aproveitar e outras que não; é só fazer uma avaliação segundo sua doutrina de vida e descartar o que vc não aprova e pronto. Ainda somos todos imperfeitos!!!!!
    Paz e saúde a todos!!!!!!

  16. 2009 junho 14
    Célia Oliveira permalink

    “O que dizer a respeito do comportamento de Padre Fábio ou de qualquer outro sacerdote..” Direi a mesma palavra que Jesus usou diante da condenação da prostituta; Quem não tem culpa alguma atire a primeira pedra…

    Até mais…

  17. 2009 junho 26
    Elaine permalink

    O Pe. Fábio tem um estilo de evangelização que não agrada a todos.
    Mas, confiemos no seu bispo, ele saberá orientá-lo quando houver algum equívoco.

    Paz e bem!

  18. 2009 julho 13
    Mayara permalink

    “Quem nunca pecou que atire a primeira pedra”…Padres são humanos como nós e também erram como NÓS, e nem por isso devemos atirar-lhe pedras!Pensem nisso.

  19. 2009 julho 14
    CARMOSA permalink

    Corajoso e iluminado sim. Isto é que os capatazes da ireja não tolera e a imprensa intencionalmente chama de igreja moderna quando se refere ao pe fábio. No entanto é a mais antiga dos tempos. desde a ressurreiçao esta é a fala que jesus trouxe e a igreja mandatária calou prbns pe e que Deus esteja sempre presente

  20. 2009 julho 16
    Antonio Carlos permalink

    A igreja católica, ou melhor, alguns membros, tem de parar de se basear na encíclica Unam Sanctam de 1302 do papa Bonifácio VIII, onde diz que é somente pela ICAR que há salvação.

    O PADRE ESTA TOTALMENTE CORRETO, e usas afirmações se baseiam na encíclica ecumênica de João Paulo II chamada Ut unum sint, desmistificando a salvação eletiva. O padre expressa a vontade do CNBB, representada no CONIC.

    http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25051995_ut-unum-sint_po.html

    Quem não seguir esse documento não esta em comunhão com a igreja.

    Não confundamos religião com igreja. Religião realmente não é garantia de NADA. Não SALVA. Temos que relembrar que a religião tem por finalidade re-ligar o homem a Deus e nada mais que isso. Agora igreja, aí sim, desta temos que fazer parte ativamente a fim de contribuir com a construção do Reino, através de Cristo que é sua cabeça.

    Então vamos parar de criticar e abrir os olhos. Quem não tiver contente que saiu a monte a sua igreja, pois o objetivo atual da ICAR é promover união e não divisão.

  21. 2009 julho 27
    Zé Luis (padre) permalink

    Bem gente … sou padre … e conheço um pouco o pe. fábio de melo
    Em primeiro lugar ele tem recebido inúmeras críticas na mídia e na internet sobre suas delcarações em programas e citações de seus livros. Creio que alguns aspectos de suas afirmações são teologia, e não tão simplesmente doutrina católica. Há uma diferença entre teologia (um pouco mais de liberdade para reflxão da fé) e a própria doutrina da nossa fé, milenarmente consagrada. Creio que falte ao pe. fábio uma conclusão em suas afirmações. E ma conclusão que ressalte não a sua opinião sobre a religião, sobre a fé ou sobre algum aspecto da doutrina. O que devemos afirmar como padre – É A DOUTRINA DA IGREJA EXPRESSA PELO CEC, DOCUMENTOS E MAGISTÉRIO. Mas o fato ér que Ele expõe algumas idéias de Teihard de Chardain e outras do Pe.Queiruga, no qual ele é formado desde os tempos de seminarista religioso!!!!! como doutrina oficial. São idéias muito belas, mas ainda não tomaram alcance doutrinal, por isso devemos postar mensagens pedidndo a ele um pouco mais de zelo com a doutrina que ele de fato conhece.
    E segundo lugar, num programa como do Jô, é dificil responder questões , como por exemplo – pedofilia, celibato, cuidado com o corpo (sendo que de passagem é meio exagerada pelo nosso colega), mas enfim, rezemos pelo pe. fábio mais do que o critiquemos. As criticas que tenho lido na internet são mais pesadas do que as próprias má colocaçõesn de nosso irmão sacerdote.
    UM abraço a todos

  22. 2009 julho 28
    Taiguara Fernandes permalink

    Caríssimo Sr. Antonio Carlos,

    O que o senhor está falando?

    A Bula Unam Sanctam é dogmática, e não pode ser rejeitada. Ninguém pode deixar de pensar como ela, sob pena de deixarmos de ser católicos!

    O Padre não está totalmente correto e suas afirmações não se baseiam nas Encíclicas ecumênicas de João Paulo II. Na Ut Unum Sint, João Paulo II não afirmou que se fulano é protestante, está tudo bem, vamos ficar felizes por ele, como faz o Padre Fábio. Ao contrário, lá João Paulo II disse que somente na Igreja Católica se encontra a totalidade dos meios de salvação e que a união à Igreja Romana é indispensável para que as comunidades separadas tenham a verdadeira unidade e a completude dos meios salutares. O senhor leu a Encíclica Ut Unum Sint antes de mencioná-la aqui?

    Aliás, o senhor leu algum documento de João Paulo II? Porque numa de suas Encíclicas mais conhecidas, a Redemptoris Missio, ele condena justamente esse indiferentismo que o senhor defende, de que toda religião é boa e vale do mesmo jeito. O senhor leu ainda a Dominus Iesus?

    Não? É preciso, viu… Segue o link abaixo para que o faça:

    http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000806_dominus-iesus_po.html

    O detalhe é que nesta Declaração, pedida e aprovada pelo Papa João Paulo II, a Bula Unam Sanctam – que o snehor diz não precisarmos mais – é citada.

    Eu lhe perguntaria: o senhor conhece alguma coisa do Magistério de João Paulo II, que evocou para defender o Padre Fábio de Melo?

    E, para teu conhecimento, CNBB e CONIC não são órgãos do Magistério infalível da Igreja. Aliás, o CONIC nem é da Igreja Católica, mas um conselho de um bocado de igrejas e comunidades, entre as quais a Igreja Católica, mãe de toda Igreja ou comunidade surgida depois e separada dela.

    []s!

  23. 2009 agosto 18
    Mariana permalink

    Adorei o texto…muitissimo bem escrito…maravilhoso!
    Concordo com tudo….isso é péssimo para a imagem da igreja….não é um bom exemplo….
    Vou inclusive enviar uma cópia para o pároco de minha igreja que é um Santo homem como todos os padres deveriam ser.

  24. 2009 agosto 23
    Mici permalink

    Espantada e indignada estou eu por ver que tantas pessoas que nem conhecem o trabalho do padre Fábio tem tanta facilidade de condenar as pessoas. Como uma pessoa pode ter o direito e achar que tem o poder de tentar retroceder aquilo que nem conhece? Julga que é ruim é errado pelo o simples olhar apressado! É imprecionante o tamanho e a rapidez com que a hipocresia se alastra!
    Se você, que tanto critica, não sabe sabe da sua propria vida, então por favor não se importe com o que não é da sua conta. Se você é seguidor do pe. fabio, otimo, parabens, eu tambem sou. Mas se você não é no minimo respeite quem o admira, você não tem ideia dotanto de gente que precisa da palavra dele. Talvez seja esse o ponto, o espeito por não cdonseguir fazer o que esse anjo de luz faz na vida de muita gente. Antes de ser um padre ele é um homem, um ser nomal como qlqr outro, e mesmo sendo um padre, não significa dizer que ele seja santo, até porque muitos deles estão muito longe disso!
    É interessante:
    VOCÊS NÃO SABEM CRITICAR A ORDEM PÚBLICA, A QUEM VOCÊS DÃO SEUS VOTOS, NÃO SABEM CAUSAR POLÊMICA QUANTO A PRÁTICA ABUSIVA E VERGONHOSA DE COMO SEUS REPRESENTANTES GOVERNAM SEU PAÍS OU CIDADE E ADMINISTRAM SEU DINHEIRO DE FORMA VERGONHOSA, NÃO SABEM PROTESTAR A FALTA DE POLICIAMENTO E A PRESENÇA CONSTANTE DA VIOLÊNCIA NA PORTA DAS SUAS CASAS, NÃO SABEM CRITICAR O ABORTO, O ESTUPRO, MAS SABEM CRITICAR O MODO DE VESTIR, O MODO DE PREGAR DO PADRE FÁBIO. SIMPLESMENTE RIDÍCULO ESSA PRATICA ABUSIVA DO PODER QUE VOCÊS ACHAM QUE TEM DE SAIR DESCRIMINANDO E APONTANDO AQUILO QUE SOMENTE OS SEUS CEGOS OLHOS QUEREM ENXERGAR. VOCÊS NÃO SABEM, MAS O ESSENCIAL É INVISIVEL AOS OLHOS.
    Querem me escrever algo? estou aberta a criticas!–> micilaniav@hotmail.com

  25. 2009 outubro 5
    Clayton André permalink

    Como bem foi comentado, ainda se pode ver algo pior: Abortistas em cima do “palco-altar” abraçados com o padre Marcelo Rossi. Essa foi para escandalizar em seu mais amplo aspecto!
    Quanto a entrevista do “padreco-modelo” Fábio de Melo, eu vi e achei ridícula desde o início, evasivo e descomprometido com a fé católica, fica claro que o sr. Fábio de Melo só está mesmo comprometido é com a sua própria vaidade. “E a vaidade é um princípio de corrupção” como bem assinalou Machado de Assis.

  26. 2009 outubro 12
    Mateus permalink

    30 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

    31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

    Essa discussão mostra apenas a dualidade da bíblia, onde numa parte defende Deus como amor e misericórdia e noutra o Deus ditador,preconceituoso, a favor da escravidão,ordenando matanças,decretando inferno e punições acima de qualquer ódio humano.

    Eu pergunto a vocês que conhecem a história e a personalidade de Jesus, em qual lado ele estaria?

    Os verdadeiros líderes desse mundo(não só Jesus,Mahatma Gandhi também é um exemplo) conquistaram a confiança e a salvação das pessoas pelo medo e imposição de comportamento ou pelo amor e humildade?

    É claro que é possível liderar multidões através do medo e da ditadura, assim como hitler fez,mas esta é uma liderança que mata o caráter humano,que cria ódio e violência e acaba com a harmonia e a capacidade de unir a todos,pois sempre há ódio contra quem lhe é contrária e portanto impede o resgate de novos fiéis, e sempre cria opositores por que age pela força. Esta liderança é incompetente pois mostrou-se incapaz de conquistar o coração das pessoas e fazê-las agirem por vontade própria e por amor,ao contrário disso esta liderança conquista falsos-fiéis.

    A maioria dos crentes evangélicos se apegam a passagens da bíblia que mostram o Deus ditador na opinião de alguns apóstolos, enquanto algumas pessoas, mais inteligentes espiritualmente, entendem a mensagem de Jesus e o seu verdadeiro caráter. Você não crê em tudo que está escrito na bíblia, a palavra de Deus?? Não! Por que se este livro mostra duas maneiras de liderar – força,ditadura VS amor, misericordia, liderança – eu tenho que ser a favor de um dos dois e entender que as contradições bíblicas partiram de erros humanos já que por estes foi escrita. É fato que evangélicos vêm justificar que “Deus é amor, mas também é justiça” e no final o Deus que defendem é o ditador e só falam em amor quando é para louvar o Deus ditador. Ora, os seguidores de Hitler o amavam por medo e por ódio aos seus opositores,e eu vejo muita semelhança ao Deus que vocês evangélicos definem.

    Não estou defendendo religião nenhuma, apenas estou usando a sabedoria do espírito puro e do caráter de Jesus, é óbvio que a igreja católica liderada pelo papa também é cheia de comportamentos humanos de repressão e ódio.

    Portanto, o Padre Fabio de Melo é um dos poucos religiosos da mídia hoje em dia que eu vejo se aproximar da sabedoria do líder Jesus(o R.R. Soares também se aproxima),pois só através da tranquilidade, do amor, do entendimento dos problemas alheios podemos nos aproximar das pessoas mais necessitadas de ajuda, e a partir daí despertar dentro delas o amor que elas têm mas que está adormecido. Aos líderes escandalosos que conseguem convencer através da opressão e promessas de céu e inferno(alguns discursos de Silas Malafaia,e a maioria das igrejas) eu digo: Você é como um marido que consegue a fidelidade da esposa através da imposição de comportamento, do controle diário do que ela faz, e assim se torna dependente eternamente deste espiamento. Já o amor uma vez alcançado não necessita de alguém que o imponha a todo momento, pois o amor verdadeiro ocupa a essência do caráter e parte da vontade própria e espontânea de quem o tem.

    Quando o Padre fala em misericórdia,não está falando em “fiquemos com pena dos que fazem o mal e cruzemos os braços”,mas sim no sentido de compreender que toda pessoa tem o bem dentro de si e se está passando por um momento difícil ou age de maneira equivocada é pq situações a levaram a isto, e precisamos nos colocar no lugar da pessoa para compreender o que elas pensam e então sugerir o caminho que pode ser muito melhor para a vida dela.
    Não há mal que não seja vencido pelo amor quando este é transmitido da maneira certa,e este amor quando alcançado purifica a alma e não deixa espaços para o mal penetrar, mas o mal quando é vencido pelo discurso duro e pela imposição cria outros males e atrai comportamentos do mesmo nível, não é a toa que as igrejas que falam tanto em “diabo sai desse corpo” deixa as pessoas paranóicas achando que tem diabo em todo lugar e as tornam infelizes,preconceituosas e afastadas do discurso de amor que elas precisavam defender para se aproximar dos demais que pensam diferente dela. E mais, ainda começam a seguir preconceitos quanto ao padre fazer exercícios físicos e tratar da sua súde e beleza, a humildade não está no nosso sofrimento e na nossa depeciação, mas sim na maneira de pensar e lhe dar com as outras pessoas, e mesmo se isso que o padre faz fosse pecado, este desapareceria diante de todo bem que a sua palavra faz para diversas pessoas.

    Parabéns Padra Fábio !!!

  27. 2009 outubro 12

    Ora, quanta polêmica sobre o Padre Fabio, se estivéssemos na Idade Média, já teriam jogado o coitado numa fogueira… Eu o conheço há pouquíssimo tempo, mas percebo nele sensibilidade, inteligência e beleza de alma, também pode ser considerado um homem bonito. Mas o que interessa é as falas sobre Jesus e sua misericórdia, a pregação dele enfatiza o amor, o perdão, a tolerância, como acredito que tenha sido esse o centro da pregação de Jesus. O resto é mero detalhe.

  28. 2009 outubro 13
    Leonardo permalink

    Caro Mateus, a correção faz parte da misericórdia, assim como a ira contra o pecado e contra o tentador. “Deus corrige aos que mais ama, como um pai aos seus filhos”, já exortava São Pedro. Além disso, não podemos criticar um padre enquanto no exercício de seu sacerdócio, porque substitui Cristo e recebeu um selo sacramental do Espírito Santo (negar isto seria pecar contra o Espírito Santo), mas a crítica (e não um julgamento dirigido à absolvição ou à condenação conforme a íntima intenção) acerca de um ato externo ou público de reprovação objetiva diante da Revelação à luz da Doutrina ou do Magistério da Igreja é necessária e urgente em defesa da fé e da moral cujo depósito é guardado pela Igreja como continuação na terra do Corpo de Cristo. Se não se denunciasse a mentira ou o engano diante da Revelação, porque o errado é um padre, então, amaríamos mais ao padre do que a Cristo, de quem procede seu sacerdócio, o que seria uma inversão pecaminosa sustentada por uma falsa humildade que redunda em vaidade travestida, porque acomoda os egos por falsa amizade, aquela que não tem Cristo como sustentáculo e modelo. O relativismo que leva a uma conduta contrária vai afirmando mentiras como verdades. No entanto, o melhor amigo é aquela que dá a vida, ou seja, que renuncia ao que lhe é cômodo, portanto, denuncia o erro e a mentira, enquanto aceita sofrer as consequencias desta conduta, que pode ser até a violência ou o abandono. Veja que Cristo, no capítulo 6 do Evangelho segundo São João, não teve medo de ser abandonado até pelos apóstolos, após ter anunciado a verdade da Eucaristia. Pergunto a você: sobre os erros durante uma Missa, temos que amar o padre que solapa a Liturgia, a qual pertence apenas a Cristo, ou temos que amar ao Cristo desatendido e admoestar humilde e amorosamente o padre? Na Europa, os fiéis de verdade (embora lá já sejam poucos) entram na Sacristia e pedem ao padre uma melhor atenção ao que a Igreja prescreve para ser observado.

  29. 2009 outubro 14
    Helton permalink

    Gente,
    Religião não salva ninguém.
    O que salva e a crença em CRISTO COMO UNICO SALVADOR E SENHOR. No inferno terá muitos qu se dizem seguidores do cristianismo.

    Nenhuma igreja é 100% perfeita pois ela é feita por homens.
    Se vc não concorda que a igreja católica está com muitas práticas diferentes aos ensinamentos Bíblicos vc está precisando ler a Bíblia.
    Será que a igreja católica está dirigida pelo Espirito Santo?
    Ela é muito hierarquizada e acha que Deus tem inspirado muitas práticas dela.
    Ela tem coisas boas mais ela precisa de Reformas.
    Independente da religião é a SALVAÇÃO!
    A igreja fundada por Cristo não foi x, y ou z, mais sim os verdadeiros CRISTÃOS espalhados em várias denominações.
    “Venha a nós o teu Reino”.
    A IGREJA É ESSENCIAL mais sempre precisará de “REFORMAS”.

  30. 2009 outubro 15
    Leonardo permalink

    Helton, irmão, vc coloca sua vontade no lugar da de Deus. Deus quis a Igreja, o Primado de Pedro e formou a Igreja, Esposa dEle e nossa Mãe, sobre Pedro sem interrupção, pois dá continuidade ao próprio Cristo na terra. Sua voz, Helton, é a voz de seus pastores que usam este seu discurso leviano e agressivo contra o Senhor (e não contra nós) para tentarem esconder a historicidade e a continuidade autorizadoras do Primado de Pedro, bem como da Sagrada Tradição dos Apóstolos, que confirmam a Igreja como a única. Se não crê nisso, não deveria crer no Novo Testamento, pois o Novo Testamento é fruto da Igreja com sua autoridade e sua hierarquia. Saiba que sem a hierarquia eclesial, vc nem teria uma Bíblia para carregar debaixo do braço. E toda autoridade e hierarquia da Igreja refletem a autoridade de Cristo e são serviço e proteção do Pai em favor dos que Lhe pertencem pelo Sangue do Senhor.

  31. 2009 outubro 15
    Leonardo permalink

    As pessoas precisam se colocar respeitosamente no lugar de Deus para entenderem certas coisas. Não para divinizar a vontade humana, mas para assimilar a posição divina. Se todos os homens fossem seus filhos e, após Sua Revelação, você, no lugar de Deus, como faria para ser coerente e fiel para com Sua Revelação e ao mesmo tempo dar eficácia à colaboração humana (pela via da Comunhão, para o homem entrar no pleno gozo de Si mesmo como Deus), mantendo o diálogo com o homem através do Espírito Santo (o qual não poderia ficar refém da vontade individual de um intérprete e nem a serviço de uma minoria)?
    Só há uma resposta: edificaria uma Igreja única já como parte de Sua Vontade Revelada e a manteria com Sua Inspiração infalível, debaixo de Sua onipotência, para não permitir que tal Igreja sucumbisse. Não há meio de Deus atingir a Comunhão com o mundo inteiro e, ao mesmo tempo, não permitir distorção prática à Sua Revelação sem a Igreja, como é e como exerce a interpretação e a preservação da Revelação, o Depósito da Fé.
    Os protestantes se mordem de raiva, porque não conseguem superar esta lógica e porque, quanto mais caminham, apenas se aproximam dos umbrais da Igreja.
    Não se pode reformar uma pessoa atemporal como Deus. “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre”, como Revelado e Revelador do Pai no Espírito Santo que assiste a Igreja, para “entendermos todas as coisas que Jesus falou e saber até das coisas futuras”, “ligando e desligando na terra como céu”.

  32. 2009 outubro 15
    Leonardo permalink

    É que se você permitisse interpretações individualizadas e momentâneas, não teria amor por todos igualmente e permitiria que almas enganadas se perdessem, então, não seria o mesmo Pai e o mesmo Deus Revelado para todos e de todas as gerações, de forma que o que serviu como Verdade para Santo Agostinho e para a Patrística nos primeiros séculos, servisse a nós da mesma forma nesta atualidade.

  33. 2009 novembro 17

    Exaltado Seja Nosso Senhor!
    Me fez reflexivo a leitura deste texto. Permita-me apresentar-me, sou Estudante da Universidade de São Paulo, católico, que atua numa paroquia de São Carlos, e sou um dos coordenadores de um grupo de jovens católico, com o nome de “Shekynah” (do aramaico “presença de Deus no meio” .
    Digo que reflito muito, porque nosso humilde grupo segue em muito a RCC, e estimamos muito padres como o Pe. Fábio de Melo, Pe. Jonas Abib, Pe. Cleidimar, etc.
    O problema que eu considero lendo os textos de vocês, que eles cometem muitos erros. Não que eu concorde com tudo que é dito por vocês, mas grande parte me revela uma coerencia e um profundo respeito aos ensinamentos autenticos de Cristo. É como diria o Padre Fábio, isso é lindo.
    Bom, a minha confusão encontra-se exatamente no aspecto em que parte do que é dito pelo Padre Fábio de Melo, é muito edificador. Eu mesmo, em meu processo de luto, fui auxiliado por leituras de seu livro “Quando o sofrimento bater em sua porta.” Há incentivos ali realmente profundos. Bem sei que ele não precisava ser padre para escrever tais coisas, e talvez a parte em que erre, seja de fato um fardo nas costas de quem defende a Igreja como ela é.
    Mas falando nisso, a Igreja de Cristo está carente de bons pastores que mostrem-a como ela é e ao mesmo tempo encantem com o Amor de Cristo. E digamos, o Padre Fábio cumpre bem o segundo papel, encanta, e não podemos dizer que seu discurso não seja relacionado a Cristo, porque ele prega o valor da Eucaristia, de Maria, entre outros.

    Gostaria de pedir também, uma analise do nosso site católico “www.shekynah.net”. E que me enviassem possiveis criticas por email;

    Obrigado

    Fiquem com Deus

  34. 2009 dezembro 14

    Meus amados será que nessa avaliação sobre o Padre,não há inveja ,e o ciúme de forma enrustida e não estamos percebendo.. O Cristo disse que tudo que fosse falso cairia por si próprio.. Portanto não vos preocupeis , e cuidado com a vossa fé , que ela venha acompanhada de amor , que se não se tornará fanática e possessiva..

  35. 2009 dezembro 29
    Daniela Barbosa permalink

    Qual o problema do padre assumir que existem “N” falhas na igreja???? Ele não está errado… Quanta gente que nem conhece a igreja vive adorando a tudo que faz parte dela, quando na verdade só se deve adorar à Deus… Católicos de verdade concordam com suas palavras, visto que Pe. Fábio não é desses que dizem: Façam o que falo, mas não façam o que faço. O homem só disse a verdade… e não devemos esquecer que ele não é “SANTO”………. é pessoa como você e eu… mas infelizmente, só está sendo julgado dessa forma porque tem feito um sucesso danado quando EVANGELIZA…..com palavras sinceras, sem querer agradar ou desagradar qualquer pessoa que seja. Talvez ele pode estar nos mostrando um pouco do sofrimento de Cristo, sendo julgado, recriminado, rejeitado e até “crucificado” por gente como você que não sabe ouvir a verdade. ” Cuidado ao atirar a PEDRA”…..

  36. 2010 janeiro 4
    Clayton André permalink

    A minha religião salva sim. Se eu não acreditasse que religião salva eu não seria católico, seria qualquer outra coisa. Detesto relativismo de ocasião?

  37. 2010 janeiro 18
    Diego Alexsander permalink

    Não posso deixar de colocar aqui meu pensamento sobre uma crítica tão obsoleta, injusta, superficial, e estapafúrdia como essa que fora apresentada em relação ao Pe Fabio de Melo. O que mais me entristece é ver que estamos em um site católico.. sim, um site católico!
    Porque não utilizar a crítica de forma construtiva? Essa sim, se ajusta perfeitamente ao que Jesus Cristo nos propõe… infelizmente, não é essa crítica que se faz presente aqui nesse blog. Tal crítica não tem outros propósitos senão a destruição, a maldade, a inveja, a aversão ao que é novo e diferente, ao antropocentrismo espalhado de forma disseminada..

    Amados irmãos, é tempo de refletirmos sobre o que destrói e corrompe a nossa sociedade, aos invés de tentar denegrir a imagem de quem está efetivamente transformando a vida e contribuindo para um mundo melhor…

    Fiquem com Deus!

  38. 2010 janeiro 23
    Soninha permalink

    O Pe Fabio Melo traz ensinamentos e isto importa mais do que o jeito que é feito!
    Pessoas aprendendo e se transformando
    As demais pessoas que podem expressar sua crítica, também aprendem em conseguir identificar o que lhes incomoda.
    A vida é para todos e não devemos achar que os padres devam ter uniformidade, pois o que nos move é exatamente a diversidade e o encontro com o que é oposto a nós.
    Assim, aprendemos além do que nossa vã filosofia, aprendemos a conviver, aprendemos a aceitar e respeitar o outro com tudo que ele se mostra.
    Pe Fábio Melo continue sendo como você é!
    Abraços a todos!

Deixe uma resposta

Note: You can use basic XHTML in your comments. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS