Fábio de Melo, fala de mel

2009 maio 27

chargefabio21
(arte: Emerson H. Oliveira, sobre pintura de Caravaggio)

A entrevista de Fábio de Melo – o chamo assim, já que seu site o faz, omitindo o título “padre” – no programa do Jô Soares na sexta-feira (dia 22) tem criado polêmica na blogosfera católica, não sem motivo.

O motivo da controvérsia é o grande número de declarações contrárias à doutrina feitas pelo “padre pop”, bem como sua incompetência para defender a Igreja de acusações feitas pelo apresentador, embora não tenha sido pego de surpresa, uma vez que faz parte de suas exigências para entrevistas que todas as perguntas sejam aprovadas previamente por sua assessoria… Isso sem contar o terninho de grife, o relógio Diesel, as sombrancelhas feitas, a testa paralisada de botox… vaidade das vaidades, tudo é vaidade…

Mais lamentável, no entanto, do que o discurso açucarado e carregado de relativismo do showman eclesiástico são as justificativas que seus defensores usam para defendê-lo.

“Eu gosto dele… fala tanta coisa linda…”

“Não se deve julgá-lo, porque não podemos julgar ninguém!”

“Ele atrai milhares para Cristo!”

“Primeiro ele precisa conquistar, para depois falar de doutrina…”

“O que tem ele se vestir bem? Precisa ser mal-vestido para falar de Jesus?”

Ora, gostar ou não de alguém, ou a beleza de suas palavras não serve de medida de ortodoxia e confiabilidade doutrinal. Falsos profetas também falam belas palavras…

OK, não devemos julgar as pessoas. Mas uma pessoa pública, que divulga em público suas ideias, ações e presença, deve esperar críticas. Afinal, quem está na chuva é para se molhar. Criticar as ideias de alguém não é julgar suas intenções, é alertar os demais dos perigos de se aderir àquela ideologia.

Quantidade versus qualidade… ai ai ai… preciso comentar?

As pessoas que tiveram um encontro com Jesus experimentaram mudança. Jesus nunca deixou de dizer a verdade, doesse a quem doesse, nunca açucarou as palavras. Pedia comprometimento, entrega, não passava a mão na cabeça.

O maior pregador do Cristianismo, Paulo, nunca ficou escolhendo palavras para anunciar a Verdade do Evangelho. Jamais o Apóstolo teve a ideia de se abster de tratar de qualquer tema sob o pretexto de que, dada a corrupção da época, podia parecer duro àqueles a quem se dirigia, afastando-os. E nós devemos agir da mesma maneira.

Nas palavras do padre Francisco Carvajal:

Quem anuncia a doutrina de Cristo deve acostumar-se a ser impopular em muitas ocasiões, a ir contra a corrente, sem ocultar os aspectos dessa doutrina que se revelem mais exigentes: sentido da mortificação, honradez e honestidade nos negócios e na atividade profissional, generosidade no número de filhos, castidade e pureza na vida conjugal e fora dela, valor da virgindade e do celibato por amor a Cristo… porque não temos outras receitas para curar este mundo doente: “porventura um médico receita remédios inúteis ao seu paciente porque este tem horror àquilo que o poderia curar?”

O remédio que cura é aquele que arde. Palavras doces, mas que não provocam verdadeira conversão, fazem de Fábio de Melo um poeta, mas não um pastor de almas.

Seu hit mais popular, Humano Demais, fala do amor de Jesus por aqueles que “não merecem”. Mas não fala que a partir do encontro com o Mestre, os amados procuram corresponder e querem, por amor, fazer por merecer.

Disse o filósofo Jean Guitton:

Se tivesse que escolher entre a fé e o amor, creio que daria preferência à fé. Partindo da fé, estou persuadido de que encontraria o amor, sem as falsas ilusões nem os equívocos que costumam acompanhá-lo. [...] Entre a fé e o amor há uma corrente de força e de luz, que faz com que o verdadeiro amor leve à fé, e a verdadeira fé leve ao amor. (Revista Palabra, Madrid, maio de 1971, pág. 9)

Só se pode amar o que se conhece. Aplicando esse raciocínio a Deus, só se pode amá-Lo na medida em que O conhecemos, e só podemos conhecê-lo através do Filho, que O revelou, através de seus ensinamentos.

Somente através do conhecimento da doutrina, advindo da verdadeira fé, é que se chega ao amor.

O padre Francisco Faus comenta:

Por não perceber isso é que muitas pessoas de muito boa vontade e muito pouca doutrina tropeçam e se afundam. Querem uma religião “autêntica”, sem as “firulas” – assim falam às vezes – das doutrinas, dos dogmas, dos ensinamentos da Igreja; querem uma fé “sincera”, de coração, com “pouca teoria e muito amor”. Na realidade, padecem de um vácuo de fé, de uma ignorância leviana, que os leva a amar mal – e a causar até um grande mal aos outros – ou a não amar em absoluto. É desse modo que se forja a triste inautenticidade de tantos “autênticos”.

Dizem alguns que o padre precisa colocar mel nas palavras para conquistar as pessoas. Esquecem que a conversão não se dá por convencimento, apenas, ou ainda, por afinidade. A conversão passa por uma boa disposição do coração e pela ação da Graça, ou seja, é um fenômeno sobrenatural. Dessa forma, ninguém precisa traçar estratégias de marketing para pregar o Evangelho. Entregue em oração, pregue a Verdade. Os frutos virão.

E se não vierem aos milhares? Cito, mais uma vez, o padre Faus:

Mas, como Ele próprio dizia – e já Isaías profetizara antes –, há muitos que, diante dEle e das suas palavras, vendo não veem, e ouvindo não ouvem (cf. Lc 8, 10). Por quê? Porque o seu coração se endureceu: taparam os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos, para que os seus olhos não vejam, e os seus ouvidos não ouçam, nem o seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Mt 13, 15). E, se nos perguntarmos ainda por que fizeram isso, Jesus dir-nos-á mais: Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas aquele que pratica a verdade [nós diríamos, o "homem autêntico e sincero"] vem para a luz (Jo 3, 20-21).

Dessa forma, ninguém precisa de ginásticas midiáticas para evangelizar, nem precisa se preocupar com “resultados”.

Quanto ao excessivo cuidado com a aparência, claro que não se está a defender que um sacerdote deva ser desleixado com a aparência, com a higiene, enfim. No entanto, a ascética manda que se faça uso regrado de coisas boas, sem abusos, com desapego. Um sacerdote que abusa dos recursos da cosmética e da moda não demonstra desapego dos bens temporais.

Não duvido das retas intenções de Fábio de Melo, e, afinal, só Deus conhece os corações. Creio, inclusive, que tenha boa vontade. Mas boa vontade não é tudo, e o padre precisa ouvir as críticas que lhe fazem e refletir, com boa disposição de vontade, bem como seus defensores.

E que o faça logo, porque nunca se sabe quando será o dia do julgamento… e não queremos que o padre seja surpreendido no pós-morte: “perdeu, playboy!”

39 Responses leave one →
  1. 2009 maio 27
    SÓ JESUS permalink

    SÓ BASTOU O PADRE SE DESTACAR QUE OS “URUBUS INVEJOSOS” JÁ COMEÇAM A CIRCULAR. QUE POVINHO MESQUINHO, ESSE POVINHO CATOLICO DA “ALTA” DOUTRINA. VCS SÃO OS DONOS DA VERDADE, NÉ?

    ROUPA DE PADRE NÃO SALVA NIGUEM,TEM TANTO PADRE INGOMADINHO VESTIDO DE TRAJES COMO MANDA O FIGURINO DA IGREJA E FAZEM COISAS HORRIVEIS É NINGUM DIZ NADA…

    MAS QUANDO UM PADRE CUMPRI O QUE DIZ, AI TODO MUNDO LEVANTA A PEDRA, ISSO É RIDICULO O QUE VCS ESTÃO FAZENDO…

    CUIDADO COM A LINGUA VENENOSA… TUDO PASSA MEUS QUERIDOS, BATINA PASSA, LIVRO PASSA, BIBLIA PASSA, TERÇO PASSA, O QUE FICA É O AMOR É A SALVAÇÃO DE DEUS EM NÓS…

    O SENHOR JESUS ESTA VOLTANDO É MUITOS DESTES QUE SE COCLOCAM COMO DOUTORES É SABIOS DA LEI, VÃO TER UMA SURPRESA..
    VEM LOGO JESUS!

  2. 2009 maio 27

    É interessante que o ‘Só Jesus’ (sic) aí em cima não analisou nenhuma das frases e idéias falhas do pe. Fábio (não o estou julgando, mas apenas do que ele falou no Jô). A questão primária aqui não foi tanto por ele não ter aparecido “como padre” (ou como um S. Padre Pio), mas sobre o que ele falou ou deixou de falar.

    Além do pe. Fábio não ter defendido a Igreja das idéias malucas do Jô, ainda disparou aquelas frases dúbias e ambíguas. É isto o que, nós, como cristãos querendo fazer o certo, estamos analisando, e não só aparências (se bem que isto é importante. Já imaginou o pe. Pio de Armani e relógios Diesel enquanto pessoal passa fome e nem sabe de Jesus?). As idéias que ele aprensentou não são o Evangelho e não é por isto que nos sentimos “doutores da lei”. Temos que ter a humildade de aceitarmos a correção quando é necessário. Mas aqui, o pe. Fábio flagrantemente disparou nonsenses de deixar até fãs de Jenkins impressionados.

    Que Deus nos dê cada vez mais sacerdotes que sentem que seu objetivo primário é O SACERDÓCIO e a defesa da Igreja, e não falar melosidades e agradar o mundo.

  3. 2009 maio 27
    Tiago Paolini permalink

    Ao comentarista anterior:

    Eu também não concordei com certas críticas feitas ao padre nesse blog e também não gostei do modo com que algumas delas foram feitas, mas nada disso autoriza a ser grosseiro com quem as escreveu. Além de ser mal-educado, isso desmerece o que você tentou dizer.

    Abraços,
    Tiago

  4. 2009 maio 28
    Criss permalink

    Olá, primeiro vcs tem que pensar no que vão anunciar. Porque falar que o padre apoia o paganismo e só quer grana e fama, é depois fazer propaganda do livro de Harry Potter no blog, e o fim da pikada… rsrsrsrs

    ESTA FOI UMA DERRAPADA E TANTO DO VERITATIS BLOG…

    Para eles vale a repreensão de Nosso Senhor: “Por que olhas a palha que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu? Como ousas dizer a teu irmão: Deixa-me tirar a palha do teu olho, quando tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave de teu olho e assim verás para tirar a palha do olho do teu irmão” (Mt 7,3).

  5. 2009 maio 28

    Cris, penso que cometeu uma garf… Este anunico é do Submariano, me parece que não é porque o blog quer.

    “Só Jesus”
    Contraditório seu comentário, não?
    O texto critica é as palavras relativistas do padre que indiretamente acaba negando Jesus Cristo. Logo, como ousa por `”Só Jesus” em seu nome?
    Percebi que é protestante, talves adventista… Nâo é de admirar que palavras romantizadas, ainda mais sem incômodo, te atraiam.

    Padre Fábio não faz apologia ao paganismo, mas não tem como negar, ele aplica um tipo de “Teologia do Bem Estar”… Muitas de suas palavra não tem nada de errado. E podemos sim usar a psicologia como auxilio às pessoas num contexto Cristão, padre Fábio tem capacidade para isso, mas está errando por omissão em termos de anunciar o próprio Cristo como Ele é…
    É como se, de uma forma, negasse a Cruz de Cristo, e penso que querer agradar a todo mundo, é um engano e tanto…

    Este texto sobre o assunto, também está de parabéns!
    Pax Domini!

  6. 2009 maio 28

    Propaganda do Harry Potter? Aliás, mesmo que tivesse, ler Harry Potter é pecado? Ah, é? Hmmm, mais um para a lista puritana do pode e não pode…

  7. 2009 maio 28
    Gleici permalink

    Durante muito tempo eu fiquei preocupado com o que os outros achavam ao meu respeito. Mas hoje, o que os outros acham de mim muito pouco me importa [a não ser que sejam pessoas que me amam], porque a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito.

    SÃO PALAVRAS DO PE.FÁBIO, PESSOA DO QUAL EU TENHO MUITA ESTIMA…
    E que fala com a alma, nem sempre o que eu quero ouvir.. mais talvez o que Deus quer que eu saiba através de suas palavras…
    Não foquem somente no que sai nas revistas, entrevistas, Deus fala através do PE. FÁBIO, em seu programa na canção nova.
    Fiquem com Deus.

  8. 2009 maio 28

    Gleici, mas foi justamente na Canção Nova que o Pe. Fábio falou suas heresias. No seu próprio programa.

    De qualquer modo, não é porque se trata de uma entrevista que o padre tem direito de falar bobagem. Seja na Canção Nova, seja na Globo, seu discurso tem que ser sempre a verdade.

    Se a Igreja diz “x” e o Pe. Fábio diz “y”, quem tem razão?

  9. 2009 maio 28
    Junior permalink

    Vamos criticar apontar os erros, mais vamos pegar leve, sem maltratar e pisar ninguem, porque o que estou vendo aqui e piadinha, deboches, nos post a respeito do padre. Gente isso e muito feio, vamos corrigir mais com delicadeza, sem baixarias. O linguajar de Padre Fábio e muito diferente do de vcs… Por isto o admiro… Pensem nisso!

  10. 2009 maio 28
    Taiguara Fernandes permalink

    “O linguajar de Padre Fábio e muito diferente do de vcs… Por isto o admiro… Pensem nisso!”

    Realmente… e Graças a Deus o linguajar dele é diferente do nosso! Deo Gratias!

    Deus me livre pregar tanta heresia já condenada como ele prega!

    Engraçado é que o pessoal vem defender o Padre até em seus erros flagrantes porque ele fala bonito, tem o linguajar diferente, Deus fala por ele…

    E desde quando falar bonito é sintoma de ortodoxia?

    Se eu falar bem bonito assim: “Por axiologia certa, a beleza divina encontra-se no seu não-ser, isto é, no não compulgir à crença sob a égide do não-existir o divino em si, resultando a beleza do divino no não-divino e portanto no somente secular”… Falei bonito né? Palavras bonitas… mas eu disse aí que Deus não existe! E isso é inaceitável, mesmo sob palavras bonitas.

    Mas se eu, agora matuto, disser: “Uai, sô, Jésui existe sim, bã! Sem Nos’Senhor eu num posso viver, minino!” Nada de palavras bonitas, mas ortodoxia sem igual!

    “O linguajar de Padre Fábio e muito diferente do de vcs… Por isto o admiro… Pensem nisso!”

    Estou pensando…

    Prefiro o nosso!

    Aliás, se Jesus tivesse pensado essa mesma questão, não pensaria duas vezes em permanecer com seu linguajar que desagradava fariseus e saduceus…

    E sobre a propaganda de Harry Potter, são anúncios automáticos do Google, não de autoria do Blog. Quem tem Blog sabe que o Google Ad-sense trabalha assim. E mesmo que o anúncio fosse nosso, qual o problema do Harry Potter? É pecado ler contos de fadas, é? Qual é o número deste pecado na lista puritana de pecados dos protestantes?

    []s!

  11. 2009 maio 28

    Como era de se imaginar, olha o que deu as frases do pe. Fábio: comentários e mais comentários. Mas tinha que ser. Não estou contra o pe. Fábio, respeito-o como sacerdote que tem que ser. Mas agora, se ele fosse no programa do enJÔo Soares como FÁBIO DE MELO, o cantor, que não tem nada a ver com a Igreja, tudo bem.

    O problema foi que ele também É PADRE. E aí as pessoas observam. Como é que é, Gleici, Junior, “só Jesus”? Então vocês admitem que padre não precisa mais se trajar como sacerdote ‘porque isso é coisa do passado’; que tem que ensinar que não importa a qual religião que pertença, está salvo – o importante é que esteja feliz; que a Santa Ceia é um banquete? Que a barca de Pedro agora é barca do povo? E muitas outras balelas?

    Desculpe, mas quem interpretar isto como sendo CONTRA o pe. Fábio, então quem pensa assim não sabe o que é cristianismo.

  12. 2009 maio 29
    Braz Poça Magno permalink

    Sou um grande admirador do Pe. Fábio,da capacidade dele se comunicar e fazer as pessoas se sentirem mais amadas, mas creio que ele poderia ser mais defensor da fé católica, pois foi para isso que ele foi chamado, para comunicar e dar continuidade a missão do Cristo e isto implica estar em unidade com a IGREJA.

  13. 2009 maio 31
    Cátia permalink

    Não estou acreditando que é um site católico, não tem nada de cristã a atitude de vcs, criticar com deboche um padre! A igreja tem conhecimento do que vcs estão escrevendo em nome dela? Jesus apedrejou quem do jeito que vcs estão fazendo? A mulher adúltera? O padre Fábio está trazendo para a igreja catolicas muitas pessoas e vc estão demonstrando, me desculpem, um sentimento de inveja!

  14. 2009 junho 1
    Thiago permalink

    Dª Cátia, ninguém aqui demosntrou inveja ou deboche ao pe. Fábio de Melo, muito pelo contrário, nunca desrespeitamos o sacerdote, independente da situação… Oque fazemos foi evidenciar os erros de doutrina por ele proferios a fim de que as pessoas não caiam no erro, na mentira. A missão desse site é revelar à todos o esplendor da verdade, que não foi evidenciado nas palavras do pe. Fábio, infelizmente… Por isso desejamos que ele se corrija e ande em conformidade com a Santa Igreja. Se vc vai defender a impecabilidade do pe. Fábio, acreditando que ele nunca erra no que diz, vc é que está sendo herege, me desculpe… Espero que ele tome uma atitude de coragem e sabedoria, e que o Espírito Santo esteja com ele para anunciar a Verdade, sem se preocupar se isso agradará a todos, ou se a popularidade dele irá diminuir… Jesus não agradou a todos e sofreu Paixão e Morte de Cruz… O anúncio do Reino exige esforço de conversão e negação ao pecado, para que cada cristão leve a sua cruz e siga a Cristo…

  15. 2009 junho 3
    marilda fernandes cruz permalink

    Ei turminha, por que vocês não vão procurar o que fazer ao invés de ficar falando da vida alheia???
    Vão tirar mendigos da ruas, oferecer sopa e cobertor para os desabrigados…
    Não perturbem quem quer viver direito, seus “desocupados”…

  16. 2009 junho 6
    João Marcos permalink

    Thiago, vc tá de sacanagem né?

    “Padre Fashion de Melo”, “Padre Fala de Mel”, “priest star” e outras coisas… até o fato de ele fazer exercício e ter usado botox vcs falaram!!! O conteúdo mesmo do que ele falou vc spouco rebateram.

    As charges então? Tá um deboche descarado.

    Só não vê quem não quer!

    E ninguém aqui está defendendo a impecabilidade do padre Fábio de Melo, até mesmo porque a entrevista no Jô demonstrou uma série de omissões e conivências em coisas que ele deveria ter se posicionado de forma firme. Agora, na boa, ele merece respeito como qualquer ser humano, bem como pelo fato de ser padre.

    Té mais

    João Marcos

  17. 2009 junho 6
    Joy permalink

    Existe um outro site http://www.padrefabiomelo.com.br Acredito que por isso ele não use a palavra padre em seu site, que por sinal so falta no nome do site, pois esta presente em todo os conteúdos restantes.

    Quero lembrar que além da entrevista ao Jo, podemos pegar como exemplo o que ele diz no fim do programa do Raul Gil as mulheres que começam a gritar pra ele ‘ Se vcs gostaram do meu trabalho vão gostar ainda mais daquele que anuncio: Jesus!

    Não acredito que seja o padre que tem que mudar suas roupas, acredito que nós é que não devemos olhar pra ele de forma errada. Se não homem nenhum então devia andar com roupas como a dele, pra não chamar a atenção das mulheres. Pois as mulheres que se comportem.
    Também quero lembrar que raras vezes vi padre Zezinho vestido como padre, e isso não o faz menos padre.

  18. 2009 junho 7
    Lianne permalink

    Boa Tarde .Concordo com a Marilda… uma amiga me indicou este blog para dar uma olhada. Sinceramente acho uma perca de tempo. Acho que cada um deveria cuidar da sua vida e ajudar sempre aos que precisam.
    Uma pergunta: Vocês fazem parte de alguma instituição filantrópica?? Ou até sem fazer, ajudam a quem precisam ??? Cumprem a todos os mandamentos da igreja???? Se fazem tudo isso … Nossa !!! Que maravilha , estão de parabéns e no caminho certo até Cristo. Vocês praticam o “amai-vos uns aos outros… assim como eu vos amei” , que Jesus tanto propagou.
    Beleza , então.

  19. 2009 junho 12
    Hélio permalink

    Padre Fábio de Mello, sempre faz questão de frisar no seu programa e em suas palestras (não sei se em seus livros, porque nunca os li), que: “Namorou muito….muito….muito…muito…”.
    Não sei a razão de tamanha insistência em dizer que: “Namorou muito….muito….muito…muito…”?
    Será que está torcendo para que o Papa acabe com o CELIBATO SACERDOTAL para ele poder : “namorar muito….muito….muito…muito…”.
    Mas se esta for a sua esperança, que é a última que morre, é melhor tirar seu “cavalinho da chuva” porque ele não vai poder continuar sendo sacerdote e ao mesmo tempo: “namorar muito….muito….muito…muito…”.

    Hélio

  20. 2009 junho 13
    Cicero Barros permalink

    Eu admiro a coragem de vocês de falarem a verdade. Hoje em dia, nem se conhece nem se fala a verdade. A única sugestão que dou a vocês, é que evitam algumas coisa que tirem a credibilidade do que vocês anunciam. Algumas frases pode fazer com que um execelente texto se torne infantil. Não falo de muita coisa, tenho duvidas por exemplo no “perdeu, playboy!” Entendeu? Na verdade a maioria dos comentários é que está manchando a reportagem. Filtrem alguns. Existem muitas pessaos que já perceberam o q vcs falaram, por isso incentive-as a comentar, para que os comentários a favor não sejam só de defesa da matéria e sim de pessoas que aprovam o conteúdo. Esse blog que vou citar fez uma excelente matéria deem uma olhada.

    http://defesadaigreja.wordpress.com/2009/02/13/o-que-esta-acontecendo-com-a-cancao-nova/

    Fiquem com Deus!!!

  21. 2009 junho 13
    Cicero Barros permalink

    Eu sempre quis dizer isso ao senhor Pe. Fábio, não sei como fazer, espero que veja este site.

    Esse chamado que o senhor sente, de fazer uma ponte entre a cultura e a Igreja, irá o levar a perdição. O senhor precisa de um diretor espiritual que lhe faça retornar ao caminho certo. Ao invés de salvar almas o senhor está abrindo uma porta para as almas sairem do aprisco de Deus (a Igreja). Está gerando vida dupla na própria vida e nos fiéis. Não está evangelizando a cultura e sim mundanizando a Igreja.

    Cuidado, volte atráz. Passe um tempo em oração. Mude sua estratégia. Não faça fans para o senhor, e sim fiéis para cristo. Não suporte essa situação de as mulheres ficarem correndo atráz de tí, gritando nos shows, isso não é salvação. Dedique-se a santificar a alma, com jejuns, orações, sacrificios. Deixe o corpo se consumir e morrer, para que a alma viva. Os santos da Igreja não erraram e nem estão ultrapassados. Seja austero!

    Padre, nós estamos nos finais dos tempos. Não existe lugar para vida dupla, nem morna, quanto mais mundana. O mundo está se perdendo, e o senhor está indo no mesmo barco e se perderá também, se não retomar o caminho.

    O julgamento do sacerdote será mais severo, pois mais lhe foi confiado. Todos nós prestaremos contas de todas as almas que somos responsáveis.

    Mais uma vez, cuidado peça ajuda a quem pode ajudar, fundamente-se na palavra de Deus. E se todo o conhecimento que o senhor adquiriu até hoje só lhe prejudicou, junte tudo e jogue na lata de lixo. E melhor um humilde e seus povo no céu, do que um filósofo, teólogo, sábio arrastando uma multidão para a perdição eterna.

    Lembre-se: o senhor é precioso para Deus, e pode ser responsável pela salvação de uma multidão de almas. Tens o poder de Trazer Jesus para nós, faça valer a pena.

    Deus te guarde!!! Estarei rezando pelo senhor.

  22. 2009 junho 17
    Flavia Fernandes de Lima permalink

    Parabéns Maite Tosta pelo seu artigo.

    Um padre de nossa cidade criticou, em plena homilia, a música “humano demais”, dizendo mais ou menos assim: “que é uma bofetada na teologia”.
    Observem que não é só os fiéis cristãos que percebem coisas entranhas nele, até esse sacerdote percebeu!

  23. 2009 julho 1

    Só Jesus (que escreveu em “caixa alta” – muito ruim de ler):

    Cuidado com a língua venenosa… tudo passa meus queridos, batina passa, livro passa, Bíblia passa, terço passa, o que fica é o Amor é a Salvação de Deus em nós…”

    Ele se empolgou heim, nesse passa-passa! Vejamos:

    “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.”
    Mt 24,35 / Mc 13,31 / Lc 21,33

    Só Jesus ainda diz:

    O Senhor Jesus está voltando e muitos destes que se colocam como doutrores e sábios da Lei, vão ter uma surpresa..

    Interessante que para negar o que um suposto sábio diz é preciso saber mais que ele. Quem coloca no lugar de doutor?! Só uma curiosidade…

  24. 2009 julho 1

    Rafael Vitola Brodbeck:

    Propaganda do Harry Potter? Aliás, mesmo que tivesse, ler Harry Potter é pecado? Ah, é? Hmmm, mais um para a lista puritana do pode e não pode…

    Penso que a pessoa não quiz observar por esse lado, sobre o anúncio dos livros de Harry Potter aqui no blog. Eu mesmo sei que os anúncios são automáticos; mas só existe esse tipo de anúncio aqui se vocẽs quiserem.

    A questão é se vocês precisam se vender de tal modo a ter anúncios inesperados por aqui. Eu não me refiro apenas aos anúncios dos livros de Harry Potter.

    Concordo, ler Harry Potter não é pecado. Mas pode fazer muita confusão em uma alma, dependendo de qual alma seja. E vocês podem se tornar responsáveis por coisas assim, perante Deus, caso não tenham prudência quando devem ter.

    Promover confusão (quando pode-se evitá-la) é pecado!

    Ou não é?!

    Aliás, eu penso que essa é uma acusação que é parte das críticas de vocês às ações do Pe. Fábio de Melo… e eu estou falando assim mas eu concordo com várias das críticas de vocês. Só que, peraí, vamos buscar serenidade e coerência…

  25. 2009 julho 1

    Segundo Gleici, são palavras do Pe. Fábio de Melo:

    a minha salvação não depende do que os outros acham de mim, mas do que Deus sabe ao meu respeito

    Ela diz ter muita estima por ele.

    Pois é. Pior que com as palavras acima (vou acreditar que são dele) o padre ESTÁ ERRADO! A nossa Salvação não “depende do que Deus sabe a nosso respeito”. Deus sabe tudo! A nossa Salvação depende do que somos. Deus sabe o que somos… é diferente.

    Outra coisa: a nossa Salvação pode depender sim do que os outros acham de mim. Os outros podem “achar errado” ou “achar certo” sobre o que realmente sou. Mas eu tenho que ser algo certo para que os outros achem algo certo de mim (e ainda terão aqueles que nem assim…). Em outras palavras: cadê a importância do testemunho nessa palavras do padre? Não tem. Sem testemunho nós podemos perder almas, inclusive a nossa!

  26. 2009 julho 1

    Rafael Vitola Brodbeck comentou:

    não é porque se trata de uma entrevista que o padre tem direito de falar bobagem. Seja na Canção Nova, seja na Globo, seu discurso tem que ser sempre a verdade.

    O grifo é meu.

    Aí foi demais! Mas eu suspeito o que Rafael realmente queria expressar; e se minha suspeita está correta, até concordo com ele.

    Só que é o seguinte: não tem como o discurso do Pe. Fábio de Melo ser sempre a verdade. Nenhum padre da face da Terra tem sempre a verdade em seu discurso. Aliás, nenhum de nós tem. Nem o Santo Padre! Pois este não é infalível toda hora. Esse mérito, só de Nosso Senhor mesmo!

    Então, Rafael, espero que você não tenha sido tão ingênuo de ter querido expressar o que escreveu. É isso mesmo que estou dizendo: todos nós mentimos em alguns momentos, conscientemente ou não. É triste! Mas é.

  27. 2009 julho 1

    Joy:

    [...] nós é que não devemos olhar pra ele [para o Pe. Fábio de Melo] de forma errada. Se não homem nenhum então devia andar com roupas como a dele, pra não chamar a atenção das mulheres. Pois as mulheres que se comportem.

    Isso sobre roupas e homens faz sentido para mim. Mas também: sim, muitas mulheres precisam “consertar” seus comportamentos. Algumas, vemos nitidamente, ficam “sexualmente excitadas” com o Pe. Fábio de Melo. Obs.: por favor, apliquem uma interpretação objetiva, culta e educada ao que acabo de dizer. Não estou falando pornografia; estou falando em termos psicológicos.

    Mas que muitas vezes o Pe. Fábio de Melo joga charme demais, isso ele faz! Ou então o cara já nasceu charmoso… (Obs.: eu não sou gay. rsrsrs)

  28. 2009 julho 1

    Eu vou repetir algumas coisas nesse comentários, fazendo minhas colocações. Não penso que sejam repetições desnecessárias. Pelo contrário, é uma maneira de chamar a atenção de quem está lendo (você) para coisas que podem ter passado sem ser percebidas.

    Cátia:

    Não estou acreditando que é um site católico, não tem nada de cristã a atitude de vcs, criticar com deboche um padre!

    Cátia fala isso com razão, pois está meio difícil mesmo, acreditar aqui que este é um site cristão.

    João Marcos nos ajuda a perceber algumas coisas:

    “Padre Fashion de Melo”, “Padre Fala de Mel”, “priest star” e outras coisas… até o fato de ele fazer exercício e ter usado botox vcs falaram!!! [...] As charges então? Tá um deboche descarado.

    Cátia indaga:

    Jesus apedrejou quem do jeito que vcs estão fazendo? A mulher adúltera?

    E Thiago sai com essa:

    Se vc vai defender a impecabilidade do pe. Fábio, acreditando que ele nunca erra no que diz, vc é que está sendo herege, me desculpe…

    Tá difícil!

    João Marcos observou bem:

    ninguém aqui está defendendo a impecabilidade do padre Fábio de Melo

    De fato, não sei de onde Thiago tirou aquilo, de Cátia estar defendendo que o Pe. Fábio é impecável. Uma expressão dela até pode parecer isso, mas permite outra interpretação facilmente.

    Eu estou tomando partido de forma irrestrita de nenhum dos lados…

    Pessoal! Vamos pensar… vamos racionar os casos, as questões, não vamos colocar tudo (as coisas) em um saco só, com uma única etiqueta, negar tudo ou aceitar tudo. Não é assim.

  29. 2009 julho 1

    Lianne:

    Vocês fazem parte de alguma instituição filantrópica?? Ou até sem fazer, ajudam a quem precisam ??? Cumprem a todos os mandamentos da igreja???? Se fazem tudo isso … Nossa !!! Que maravilha , estão de parabéns e no caminho certo até Cristo. Vocês praticam o “amai-vos uns aos outros… assim como eu vos amei” , que Jesus tanto propagou. Beleza , então.

    Fazer parte de instituição filantrópica, ajudar a quem precisa, e cumprir os mandamentos, podem ser praticar o “amai-vos uns aos outros… assim como eu vos amei”, mas, assustem-se o quanto quiserem, praticar o “amai-vos uns aos outros… assim como eu vos amei” NÃO É SÓ ISSO. É também ensinar a Verdade, com palavras também (não só com elas, é claro).

  30. 2009 julho 4
    daniel veludo permalink

    as pessoas tem que acreditar na forca maior que e deus. nao ficar preocupado com o padre vamos chama lo assim padre.a realidade humana e dificil de se enxergar, o ser humano ele nao ve um palmo a sua frente, temos que pedir a deus que nos ilumine e nao por intermediarios, sou catolico,mas ja me deparei com cada situacoes, deixa para la.ajude o padre, compre cds , dvds, livros, afinal de conta ele precisa se manter.

  31. 2009 julho 25
    renato permalink

    Resposta para o Hélio. Hélio, que vc qis dizer com tanto :Namorei muito, muito, muito?……Será q ñ caiu sua fixa de q o Fábio falava do seu passado, passado, passado?….Tudo q sei da conduta desse sacerdote é q ele já namorou qd seminarista, a!, mas isso todos seminaristas fazem, qual a bronca? Vão querer julgar até o passado dele agora? Ñ basta o presente? Percebo q na realidade o q muitos esperam é por um mínimo de deslize dele para levá-lo a forca!Parem com isso!Vcs todos q vivem julgando tudo q vem desse padre , deveriam criar vergonha na cara e cuidar de suas próprias condutas…

  32. 2009 agosto 5
    Carlos permalink

    Essas fabetes e fãs do Fashion de Melo são burros como uma porta. É triste ver gente defendendo o Fashion de Melo quando deveria defender a doutrina da Igreja Católica que esse projeto de padre não cansa de jogar na lama.

    Amem a Igreja seus tolos, não esse padreco de quinta!

  33. 2009 agosto 26
    olivia permalink

    Carlos , com todo respeito q tenho por vc q nem conheço e respeito também seu ponto de vista do qual vc tem livre arbítrio de expressão, mas preciso te diser o seguinte.Se vc se espressa livremente, então dê o direito de todos faser omesmo.Não considero Justiça a atitude de defamar alguém como fazem com pe Fábio.Presta atenção:Não é por ser padre q não tem o direito de errar e q erros?Uma palavra mal interpretada? Só isso? porque vcs blogueiros não vão a luta por uma causa justa?Etá se tornando insuportável navegar desse jeito! Será q vcs não percebem q tem gente pagando pros outros destruir a igreja? E vcs com seus pontos de vista restrito ficam dando ouvidos são ums’:Marias vão com as outras isso q vcs são.Não tem raciocínio próprio? atitudes?Então façam o favor de se atualizarem porq a fila anda e a igreja também.

  34. 2009 setembro 13
    daniel mate veludo permalink

    ele e um ser humano normal,tem erros, defeitos,ele ama e muito.e amado tambem, abracos

  35. 2009 setembro 27
    anezia permalink

    oi fabio eu sou uma pessoa que muito o adimira queria uma oportunidade de falar com voce para podermos trocarmos ideias pois não as lhe faltam. moro mem apodi interior do rio grande do norte. fui a um shou seu em mossoro foi o maximo imesquesiveu se poder mande um oi pois quero muito me comunicar com voce ate logo

  36. 2009 dezembro 11
    ANDERSON permalink

    O POVO PENSA QUE POR SER PADRE, TEM QUE TER O CABELO SUJO, ANDA FEDENDO, TODO MAUTRAPILHO.

    PERGUNTO: QUEM GOSTA DE PESSOAS QUE NÃO CUIDAM DE SE????????????????????

    ninguém.

    PADRE, vc é show.

  37. 2010 janeiro 7
    luana aparecida souza sanches permalink

    se eu q fazer um com vite para o pader fabio de melo com eu se q ele vem a minha paroqiea

  38. 2010 janeiro 18
    Eliene permalink

    Gente , poucas palavras escreverei: os comentários são tão inúteis , não me acrescentou em nada , falar ou difamar a pessoa do Pe. Fábio, que tal colocar a vida religiosa e suas convicções, já que estão tão dados a criticar o padre, seria interessante verificar a vida pessoal de todos e fazermos um balanço .que tal a pergunta: QUEM MAIS AMOU A JESUS AQUI? Acho meus queridos que não sobrou nenhum . E por sinal é muito feio tudo isso, a não ser que desse a lgum bom fruto, que não é o caso aqui.

Trackbacks & Pingbacks

  1. Padre Fábio de Melo « O Possível e O Extraordinário

Deixe uma resposta

Note: You can use basic XHTML in your comments. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS