Derrapadas do padre Fábio/Fashion de Melo

2009 maio 26
by Rafael Vitola Brodbeck

chargefabio
(arte: Emerson H. Oliveira)

Mais uma vez, o padre Fábio vai para a frente das câmeras com seu discurso “humano demais”, como diz um de seus hits. No Programa do Jô, o priest star desfila seu rosário de idéias tresloucadas e heterodoxas. Se, por um lado, há muita coisa boa em suas palavras, há também uma montanha do que não presta.

Começa que o padre estava disfarçado de leigo. Sim, com um terno bem cortado, gravata combinando. Mas, clergyman? Batina? Que é isso… coisa “ultrapassada”, de religião retrógrada. O Papa deve ser retrógrado, então, com sua inseparável batina branca que tanto o simboliza. O padre Fábio de Melo se esqueceu de que justamente por sermos “humanos demais” precisamos de símbolos. E a batina é um dos mais significativos e profundos. Ainda que não quisesse usar sempre, que ache que nos seus shows um terno caísse melhor, não seria a ocasião de, ao menos diante de um programa com tanta audiência, usar a roupa apropriada para um sacerdote?? Não precisaria, aliás, nem abrir a boca. Bastaria apresentar-se lá de batina, que seria uma silenciosa pregação, e das mais eloquentes – com todo o aparente paradoxo que isso indique.

Outros padres já foram ao Programa do Jô. Lembro de um frade franciscano: de hábito! Do padre Lodi: de batina! Do padre Léo: de clergyman! Todos vestidos de padre! Mas o padre Fashion de Melo é como o seu nome: fashion. É um padre-agente-secreto, escondido atrás de seu terno bem cortado. E isso que o padre Fashion, ops, padre Fábio, se diz discípulo do padre Léo, e ambos da mesma congregação, os dehonianos…

De que o padre Fábio atraia pessoas a Cristo não há dúvida, mas será que todas as pretensas conversões são realmente conversões? Não basta virar fã e comprar todos os discos. Conversão importa em adesão à verdadeira doutrina. Mas como aderirão à doutrina se o padre Fábio, junto de pérolas realmente bastante piedosas e de frases positivas de motivação, prega justamente o contrário da doutrina católica? No Programa do Jô, o padre Fábio defendeu que seja necessário ter tido uma experiência amorosa antes do sacerdócio, esquecendo a multidão de santos com vocação precoce, inclusive São João, o apóstolo que Jesus amava. Se o padre quis apenas falar em maturidade emocional, e não em namoro, sexo e beijo na boca, ele foi, no mínimo, ambíguo.

Em outra situação, deixou que o Jô proferisse seus habituais absurdos contra a Igreja, pregando uma liturgia mais oba-oba. E o padre Fábio, com sua bela gravata, quieto, como que compactuando. Não fez como o padre Lodi, que, diante das provocações do obeso apresentador, falou abertamente: “defender o aborto é nazismo!” Outra bobagem “jo-soarística” das grandes, passada em silêncio pelo padre, foi a de que ninguém foi cristão exceto Cristo, e que São Francisco foi o que chegou mais perto. Quer dizer, então, que a única virtude a ser imitada é a pobreza? Os milhares de santos e beatos não significam nada? Nem o fundador do instituto do qual o padre Fábio é professo, o padre João Dehon, em processo de beatificação, foi cristão? Que ingratidão, padre Fashion!

Enfim, o Jô Soares, em mais uma de suas demonstrações estéreis de erudição (ele chama trompetista de jazz para ele, Jô, se exibir de seu conhecimento musical; chama ator para ele, Jô, falar de seus textos para teatro que são muito bons etc; chama padre para ele, Jô, se achar teólogo), proferiu uma das maiores besteiras do ano: a Igreja Católica defenderia que o sexo é só para procriação. Mas o pior não é isso: o padre Fábio, em vez de discordar, apenas respondeu que “hoje isso está mudando, a Igreja mudou a sua doutrina nesse ponto.” Opa, opa, peraí, caceta! Nem a Igreja está mudando, porque a doutrina não muda, nem a Igreja ensina que o sexo é só para reprodução. A Igreja nunca ensinou isso. O ensino da Igreja sempre foi esse: o sexo tem dois fins, o procriativo e o unitivo (prazer, amor do casal etc). E o procriativo é o fim primário, ou seja, sempre deve estar presente, ainda que não necessariamente consciente, o que implica em que a pessoa estar aberta à vida sempre que tem relações, não utilizando pílula, camisinha etc. Se alguém, em alguma época da história eclesiástica, resolveu achar que “fim primário” é o mesmo que “fim exclusivo”, isso é falha de interpretação dessa pessoa, não da Igreja. O ensino da Igreja não está mudando para que, agora, se aceite o fim unitivo; ele sempre foi aceito!!! Na ânsia de defender a Igreja, o padre-cantor-da-moda-cheio-de-fãs-e-escritor-de-livros-de-auto-ajuda só piorou a situação. Não se defende a verdade com condescendência, mas com a própria verdade.

Há ainda um outro episódio lamentável da entrevista. O padre Fábio definiu a Missa como um banquete, um “comer com os amigos”. Nada de “sacrifício da Cruz tornado presente”, “atualização do Calvário”. Missa é Ceia. Onde ele leu isso? Só pode ser no Boff que ele cita. Pois Papa algum, Concílio algum (nem Trento, nem o Vaticano II) definem a Missa desse modo. Missa também pode ser banquete, em um sentido acidental e secundário. O que a define é o caráter de sacrifício. Das duas, uma. Ou o padre Fábio não sabe doutrina, e, por isso, não poderia dar pregações públicas, ir a programas como o do Jô Soares. Ou ele sabe, mas esconde para ser politicamente correto. De qualquer forma, está errado.

Isso talvez ponha por água abaixo o argumento dos que afirmam que o que importa é que o padre Fábio de Melo traga pessoas à Igreja. Ora, que Igreja? Converter pessoas a uma doutrina pela metade é converter de fato? Levar as pessoas para uma Igreja e dizer que o que ela prega não é o que ela prega, e o que ela não prega é o que ela prega, não seria propaganda enganosa? As pessoas estão indo para a Igreja Católica mesmo, aquela Igreja que sempre ensinou o mesmo, em relação ao sexo também, ou à Igreja Católica que o padre Fábio diz existir?

Uma entrevista relativista, feita como palanque para o Jô atacar a Igreja Católica. E o padre Fábio caiu como um patinho. Talvez por pensar como o apresentador. Isso não soaria estranho. Afinal, o padre Fábio de Melo é o mesmo que cita Boff como um grande teólogo. É o mesmo que diz que a teologia católica é soberba e precisa “se abrir”. É o mesmo que troca o clergyman pelo terno, e a batina pelas calças apertadinhas. É o mesmo que reclama do assédio das fãs que o acham bonito, mas que alimenta, ainda que não queira, esse assédio com suas roupas fashion, suas sobrancelhas aparadas, seu olhar de galã… é o mesmo que diz que não é necessário ser católico, que religião não importa, que um protestante não precisa se converter à Igreja Católica. O mesmo relativista de sempre.

Ninguém é contra o padre Fábio, ou nega alguns frutos de seu apostolado, ou mesmo é um seu perseguidor. Estamos é no dever de denunciar seus equívocos teológicos, vendidos como se doutrina católica fossem! Quantos não foram enganados, e agora pensam exatamente como o padre Fábio (e, logicamente, contrariamente ao que ensina a Igreja)? Ninguém aqui é melhor que o padre, mas é cristalino que ele defende heresias. Não o estamos “julgando”, como faziam os fariseus, mas analisando objetivamente os fatos.

Querem mais uma prova? Confiram alguns trechos:

é que eu acho, minha gente, que a religião mais importante do mundo é a que Jesus ensinou: é o amor. (perto dos 4:49)

se nós somos cristãos, não importa que você seja evangélico, que eu seja católico…não importa! O que importa é que a gente descubra o essencial que Jesus nos ensina. (5:23)

Eu não vou ficar dizendo: “a sua religião está errada, a minha está certa…” Não! (5:45)

Calma que tem mais!

É igual à gente querer evangelizar os índios, que às vezes têm uma vida muito mais saudável do que nós, uma vida muito mais divina do que nós! (3:22)

… ah, aquela pessoa se converteu ao protestantismo, que pena! Peraí… se aquilo que ela está acreditando faz bem ao coração dela, se Deus está ali presente, se Jesus está agindo mais no coração dela através da voz do pastor do que da minha, vamos dar graças a Deus que ela encontrou um pastor que falasse ao coração dela. (3:50)

Pausa para vomitar.

156 Responses leave one →
  1. 2009 julho 28
    Eduardo permalink

    Acredito que seja dever de todo católico combater os erros contra a Igreja de Cristo, independentemente de quem os esteja cometendo.
    Neste caso por ser um padre que o está cometendo, o erro é mais grave, pois é justamente ele quem deveria defender com sua vida o que a Igreja ensina.
    O problema é que ele não é um caso isolado, hoje todos “devemos” ser politicamente corretos.
    Não podemos dizer que somos contra o ato homossexual, ou contra o casamento de padres, ou que outras seitas estão erradas, ou que a Igreja Católica Apostólica Romana é detentora da verdade plena no que diz respeito à salvação da almas, que somos contra o aborto, eutanásia, pois isso é feio, não é educado.
    Não acredito que a Igreja deva mudar, pois o Cristo é o mesmo de 2000 anos atrás, acredito sim, que nós devamos mudar, pois nos hoje falta aquilo que a séculos existia, a coragem de assumir a Cristo e a moralidade, hoje já fora de moda.

  2. 2009 julho 29
    Rita permalink

    Concordo com as críticas, entretanto poderiam ser críticas positivas, isto é, direcionadas ao próprio Pe. Fábio de Melo e não às pessoas que apenas irão ver o Pe. Fábio de forma muito positiva e muito negativa.

  3. 2009 julho 29
    Rita permalink

    Caro Eduardo,

    Como vc mesmo disse em seu comentário, Cristo é o mesmo de 2000 anos atrás. Então, realmente vc está certo e se Cristo é o mesmo, a Igreja fundada por Ele tb é, dessa forma a Igreja Católica Apostólica Romana não é feita de morais antigos, mas sim de dogmas e doutrinas q a enriquecem e a constitui. E o que vc escreveu é absurdo:

    “Não podemos dizer que somos contra o ato homossexual, ou contra o casamento de padres, ou que outras seitas estão erradas, ou que a Igreja Católica Apostólica Romana é detentora da verdade plena no que diz respeito à salvação da almas, que somos contra o aborto, eutanásia, pois isso é feio, não é educado.”

    Realmente não podemos dizer que somos contra, pq realmente somos contra a tudo o q vc citou acima. E é necessário dizer q somos contra para mostrar o q realmente agrada ao esposo de nossa alma: Jesus Cristo.

    Em relação ao site gostei muito dele, muita coisa da Igreja Católica que nós leigos precisamos saber, no entanto precisamos ter mais caridade como os irmãos, ainda mais se tratando de nossos padres. Estamos em ano sacerdotal, rezemos pela santidade dos padres e não façamos artigos os deturpando, repito mais uma vez que as críticas para serem construtivas precisam ser direcionadas ao irmão. Fiquem na paz.

  4. 2009 julho 30
    Luiz Felipe permalink

    Prezado Thiago Gaspar!

    Li o seu comentário e percebi o quanto você é um católico. É tanto que ficou parado no ano de 1563. Só que a Igreja evolui de acordo com os tempos atuais e seus pertencentes também.
    O seu raciocínio é como de muitos católicos que se dizem tradicionalistas sem mesmo saber o que é tradição.
    Se você quer ser um católico descente faça de acordo com a Igreja.
    E tem mais, não cabe a nenhum leigo como você julgar a um padre pois ele tem superiores, bispos e até mesmo uma secretaria vaticana a quem cabe julgar. Portanto não julgue aquilo que não cabe a você.

  5. 2009 julho 31
    Iasminy permalink

    Esse padre veio para tetar mudar o que sempre foi errado!
    Não importa doutrinas de igrejar, o que importa é a palavras de Deus…A BÍBLIA… Se você conhece a Bíblia você sabe qual é a doutrina correta!O amor é o início de tudo. Agora, se realmente amamos a Deus sobre todas as coisas conhecemos realamente a vida dele (Bíblia Sagrada) Cabe a cada um não esperar que padres ou pastores aprendam e nos passem, precisamos ir atrás, o correto não são droutinas e sim Deus!
    Acredito em Deus e na sua palavra…tenho minha religião porque conheço a verdade….
    Gente o certo não é defeder a igreja o certo é defenter a Deus, na bíblia mesmo fala que não devemos seguir doutrinas humanas e sim a de Deus!
    Se ele prega diferente talvez seja porque ele conhece a verdade(Bíblia) e está tentando mostrar os erros da sua igreja?! sei lá, porque não?

    Eu…sou de uma única religião, a de Deus…conheço a sua palavra e sigo a doutrina de Deus!
    Essa é a verdadeira….

  6. 2009 agosto 1
    Felipe permalink

    concordo em muitos pontos com a critica, mas pegou pesado na charge

  7. 2009 agosto 3
    LUCIO permalink

    Nao concordo com mta coisa do que vc falou, mas como o Padre Fabio mesmo fala nao podemos julgar uma pessoa só por um momento, se fosse assim imagine como seria se Deus nos julgasse apenas na hora dos nossos pecados, o que o Padre Fabio faz é pregar uma fé muito mais humana, acho que muita gente concorda que o discurso enfadonho da igreja foi o que nos fez perder muitos fieis para as igrejas evangelicas, nao vou discutir esse merito, mas na minha humilde opiniao o que ele faz é aproximar mais o Divino de nós humanos, as pessoas sempre sao muito radicais quando se toca em religiao, mas a unica religiao de Cristo foi o amor, portanto vamos deixar de ser tao ortodoxos, por causa disso temos tantas guerras, e concordo que que mais se aproximou do exemplo de cristo foi Sao Francisco de Assis, e isso nao é menosprezo nenhum para nenhum santo ou martir…. mas como vivemos em democracia aceito a sua opiniao apesar de nao concordar…. Forte abraço e que Deus seja louvado.

  8. 2009 agosto 3
    Renato permalink

    A verdade é uma só…a fama nacional do Pe FM é produto da mídia!
    Até aí nada de anormal, pois todos os cantores famosos somente alcançaram destaque a nível nacional após serem expostos pela mídia. Ou seja, o artista fazia sucesso em sua região e após alguém ter acreditado no seu potencial e investido na divulgação de sua carreira, alcançou a fama em larga escala.
    Mas daí surgem alguns questionamentos inciais:
    Porque razão alguém investe na carreira de alguém?
    Seria para ter retorno finaceiro? Seria para adquirir/manter a capacidade/possibilidade de formar/manipular a opinião da massa, visando algum objetivo?
    Apenas para exemplificar no que resulta a intensa exposição de uma imagem na mídia, seja ela fruto de criação ou não, podemos usar o exemplo do ex-presidente Fernando Collor. Vejamos: após receber intensa exposição na mídia Collor passou a ser conhecido como grande figura política do nosso país. Mas pêra aí, e antes dessa intensa IMPOSIÇÃO de sua exposição, quem era Collor? E a que interesses essa sua intensa exposição serviu?
    Pois é gente, sempre há algum interesse sendo atendido quando se trata de expor uma imagem de forma intensa na grande mídia (TV).
    Não me iludo em acreditar que essa grande mídia tome alguma atitude senão visando seus próprios interesses, sejam eles quais forem.
    Outro exemplo que podemos citar, ao falarmos de uma imagem que é fruto da grande IMPOSIÇÃO de sua exposição na grande mídia, é o daquela que foi por alguém denominada de Rainha dos Baixinhos. Ora, francamente, a imagem da Xuxa nos foi imposta durante anos e em que contribuiu para a evolução da nossa nação?
    Não estou comparando a pessoa do Pe FM a destes dois exemplos, estou apenas tentando demostrar que é muito fácil criar uma imagem e tornar ela presente na vida das pessoas. Para isso basta haver o interesse da grande mídia (que, como vimos, atedente a seus próprios interesses) em expor essa imagem de forma intensa.
    A bem da verdade não posso me manifestar a respeito da obra (não musical ou de mídia) do Pe FM. Tenho que acreditar que ele deve ter feito algo significativo, pois do cotrário não seria justificada sua grande exposição. Ou será que essa exposição foi somente por vislumbrarem na sua pessoa a capacidade de assumir esse nicho de mercado que andava carente?
    O Pe FM foi por mim conhecido somente devido a intensa IMPOSIÇÃO de sua exposição na Rede Globo. A campanha de divulgação do seu CD invadia a minha casa a cada intervalo comercial, sem ao menos pedir licença.
    Deixo a sugestão para que as pessoas se questionem do porque das coisas. Nesse caso específico, do porque que a imagem do Pe nos foi imposta de forma tão intensa pela Rede Globo?
    Quanto ao Pe propriamente dito, não tenho muitos comentários a fazer, mas não acredito que seja uma inteligência rara, nem tão pouco um ignorante, mas sim que foi envolvido por interesses muito, mas muito maiores do que ele.
    Abraço a todos.

  9. 2009 agosto 5
    Pedro Paulo permalink

    A religião baseada em Jesus Cristo é uma invenção.

  10. 2009 agosto 5
    Renato permalink

    Iasminy minha cara…Não concordo com o que vc disse. Vou explicar em poucas palavras.
    Dizer que somente os que seguem a bíblia é que conhecem deus é negar a todos os outros povos, que seguem outras obras literárias como doutrina, terem acesso a Deus.
    A bíblia não fala da vida Deus…ela é uma obra dos homens…é um livro de doutrina criado pelos homens para servir aos homens. É uma tentativa de manter a ordem, uma tentativa de possibilitar que a vida em sociedade seja ordena.
    Te faço algumas perguntas:
    Dizer que somente os que conhecem a Bíblia é que conhecem Deus não seria negar a existência de Deus antes do Livro ser escrito? Afinal ele foi escrito pelos homens. E se for desta forma, vc esta dizendo que Deus é criação dos homens que escreveram a Bíblia, eles que criaram Deus? Deus não existia antes da Bíblia?
    Outra coisa que não se pode fazer é ligar Deus exclusivamente a Jesus.
    Deus é para todos, Jesus é para os Cristãos.
    Os Muçulmanos ñão seguem a Bíblia e são, ao que parece, muito mais devotos que os cristãos.
    Minha cara, DEUS É PARA TODOS.
    Reflita sobre isso.
    Grande Abraço.

  11. 2009 agosto 8
    DANIEL permalink

    PADRE FABIO OBRIGADO POR ACEITA O QUE DEUS TINHA PREPARADO PRA VC
    SE NAO MILHARES DE PESSOAS NAO SERIAM O QUE SAO, ATRAVES DA MENSAGEM DE DEUS TRANSMITIDA PELO DO SENHOR.

  12. 2009 agosto 12
    Mauri permalink

    Graças a Deus a Veritatis se pronunciou nesse escândalo.

    Deus lhe pague.

    salve Maria!!!

    Mauri.

  13. 2009 agosto 17
    MARI permalink

    A BIBLIA DIZ, QUE NÓS NÃO TEMOS QUE JULGAR, O PRÓXIMO……..O JULGAMENTO FICA , PARA DEUS, NOS FINAIS DOS TEMPOS…….SÓ ASSIM , VAMOS SABER, QUEM TÁ CERTO OU ERRADO……………..BEIJUS

  14. 2009 agosto 19
    Nem tanto permalink

    Rezemos para que ele amadureça, torne-se um discipulo de Jesus conforme João o foi e que os acertos progressivos apaguem suas frases atualmente imaturas. Deus proteja todos os sacerdotes, Deus proteja todas as vocações, Deus tire todos dos enganos onde nossa humanidade nos leva. E que Maria, mãe dos sacerdotes o acolha e o ensine com sua sabedoria do “Fazei tudo o que ele vos disser”. Esse dia um dia chega!

  15. 2009 setembro 2
    felipe maroni permalink

    Em vez de ficarmos, olhando a roupa do padre, suas vestias,isso pode ser um jeito dele transmitir o Deus que não enxergamos em nimguém.Só tenho a dizer que admiro muito o padre fabio, pelo seu dinamismo nas palavras,e a forma que as pessoas interpletam a sua fala!

  16. 2009 setembro 13
    Diego permalink

    Acho que todos nos (todos!!!) devemos parar de ver os erros dos outros e olhar os nossos!
    Somos todos irmaos em Jesus Cristo e ele prega que devemos perdoar e amar uns aos outros!
    “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.”
    ” O Meu mandamento é este: que vos ame uns aos outros, assim como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.” João 15:12 e 13
    ” Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.’ João 13:34

    Paz do Senhor esteja com todos, amados!

  17. 2009 setembro 14
    Dalila permalink

    Caro Rafael (e demais que congregam de seu nefasto entendimento),

    O que me faz parar para vomitar é ler hipocrosias como esta que você teratológicamente escreveu.

    Além de ter parado no século XI, você parece nunca ter estudado a doutrina de Cristo e a verdadeira essência de seus ensinamentos, pois quem aponta e julga o próximo já deixa estampado que nada entendeu.

    Se ao invés de passar o tempo tecendo julgamentos e comentários de uma pessoa que está querendo fazer o bem, você se dedicasse mais à interpretação dos ensinamentos de Cristo, certamente se envergonharia do que fez.

    Deus é uno meu caro, e o Amor dele está para nos unir, e não para nos segregar por religião, raça, opção sexual, ou o que seja.

    Deus tenha piedade de Vós!

  18. 2009 setembro 14
    Rafael Vitola Brodbeck permalink

    Comparar, com absoluta isenção, a doutrina católica e o que é pregado pelo Pe. Fábio é hipocrisia? Mostrar que a Igreja diz “x” e o sacerdote “y” é hipocrisia?

  19. 2009 setembro 18

    Temos, antes de tudo, que agradecer a Deus pela vida do Pe. Fábio de Melo e pela simplicidade e ternura com que ele leva o Evangelho de Cristo às multidões.
    Essas críticas ao Pe. Fábio só podem partir de pessoas extremamente ciumentas, um ciúme doentio, psicopata.

  20. 2009 setembro 24
    Rogério Amaral Silva permalink

    Li muitas “frases-chavões”, tipo “ninguém pode julgar ninguém”.
    Típico fruto da ignorãncia doutrinária deste século XX, vivem a vomitar esses chavões sentimentalistas piegas.
    Se apegam a uma vírgula das Sagradas Escrituras e se esquecem ensinamentos como do próprio Cristo, que mandou fazer o reto julgamento:

    “Não julgueis pela aparência, mas julgai conforme a justiça.” (São João VII, 24)

    E agora, tietes do Padre Fábio de Melo? Podemos ou não julgar as atitudes erradas de pessoas como esse Padre?
    A ignorância religiosa hodierna e hedionda faz com nos deparemos com essas bobagens.

  21. 2009 setembro 24
    Rogério Amaral Silva permalink

    E tem mais, na doutrina e no ambiente deste Padre e da Canção Nova, definitivamente, Cristo não é o centro das atenções.
    A Charge foi muito feliz!!!!!!!! Pois rebaixaram Nosso Senhor Jesus Cristo a um papel secundário, quando não um amuleto, tipo trevo de quatro folhas, para dar sorte, conseguir emprego, namorada, mansão, carro importado…

  22. 2009 setembro 24

    Padre Fábio é o meu Papa,tudo o que ele diz eu assino embaixo.Rs rs rs rs rs.

  23. 2009 setembro 24

    Olhando estes comentários acerca do pe. Fábio de Melo, uma coisa salta à vista: que boa parte de seus defensores são mulheres. Não quero aqui criar nenhuma polêmica mas, por que será? Por que esses que fecharam os olhos e ouvidos às gafes teológicas que ele disse (e continua dizendo) não mencionam S. João Maria Vianney, S. Francisco de Sales, S. Padre Pio? Por que não defendem com a mesma unha e dentes estes nobres senhores (que alguns nem tão bonitos eram?) Coincidência?

    Uma amiga disse aqui: “Gente o certo não é defeder a igreja o certo é defenter a Deus, na bíblia mesmo fala que não devemos seguir doutrinas humanas e sim a de Deus!”

    Esta amiga, que parece aludir a uma visão relativista da Igreja, precisa entender o que diz ITm. 2,15. O que diz ali? Que a IGREJA é a coluna e pilar da verdade, não só AQUELA Igreja dos tempos apostólicos, mas a MESMA Igreja que Jesus fundou. Se não acreditar que Jesus FUNDOU uma Igreja, jogue sua Bíblia fora.

    A mensagem é clara: da mesma forma que o Tabernáculo no deserto e o templo de Salomão necessitavam de colunas que os sustentassem, sendo locais de manifestação da glória divina, a verdade na época de Paulo é mantida pela igreja. A palavra ainda descreve coluna de uma grande resistência, para suportar o peso de uma grande construção. A igreja deve ser forte nas defesa da verdade!

    Não só a igreja defende a verdade, como é a base desta verdade. Ou seja, a verdade encontra-se na igreja, e não em outro lugar. O vocábulo avlh,qeia torna-se na fraseologia joanina sinônimo da própria revelação trazida por Jesus (Jo 1,14.17). Quem diz que a Igreja é governada por homens, pecadores, etc está meio certa. Certa no sentido de que a Igreja na Terra é constituída de líderes sim, que Jesus deixou, bispos e seus sucessores. Errada, se não acreditar que, apesar dos erros e pecados de certos membros da Igreja, A DOUTRINA da Igreja não erra, pois ela é esposa de Cristo. Não crer na Igreja é não crer no Corpo de Cristo. Não quer que Cristo fundou uma Igreja (ele não prometeu que os membros da Igreja não pecariam, mas que Ele os ajudaria a se livrarem do pecado) é não crer em Sua Esposa.

  24. 2009 setembro 24

    Rogerio Amaral.Dar pra notar que o seu conhecimento sobre padre Fábio e a canção nova é muito limitado.Pessoas como você a igreja está cheia.Pessoas que ficam sentadas nos bancos,criticando tudo e todos tem os montes por ai.É nas sacritias das igrejas que o ateímo muitas vezes começa.
    Eu a muito tempo estava afastada de Deus,e Deus usou padre Fábio para me conduzir de volta para casa dele.

  25. 2009 setembro 24
    Beth permalink

    Emerson, uma boa parte são mulheres…………………………..
    Não sei se vc ja reparou mas boa parte dos fieis e frequentadores assiduos da igreja são mulheres, infelizmente a maioria dos homens não vão a igreja e nem se interessam pelos assuntos religiosos.Concorda?

  26. 2009 setembro 24
    Domingos Sávio permalink

    Dizer que o padre Fábio de Melo comete derrapadas,é muita generosidade.
    Padre Fábio ensina o mais crasso relativismo religioso.Não tivesse a Igreja passando por uma crise de autoridade,esse padre já estaria suspenso ad vinis ,há muito tempo.
    O que o padre Fábio prega,é um misto de “Nova Era” com protestantismo.Não é por acidente que no site dele,ele coloca o “mago” Paulo Coelho com certo destaque.O que esperar de um sacerdote que admira o “Mago” Paulo Coelho???
    Isso de se dizer q ele tráz muitas pessoas para o catolicismo,é bem questionável.Afinal,que catolicismo é esse?Acho q ele trás pessoas que na verdade,tem uma mentalidade mais protestante que católica,embora não tenham consciência disso.

  27. 2009 outubro 5
    Caue permalink

    enquanto vocês criticam (analisam os fatos) como dizem, o padre fábio deve estar nesse momento escrevendo mais musicas, ou orando, ou dando palestras que com certeza, ja converteu milhares de pessoas, fora os jovens que saem das drogas quando ouvem palavras tão belas que dele sai, por favor minha gente, a igreja é una, a forma do Padre Fábio evangelizar é uma, talvez se a nossa for diferente, não nos dá o direito de querer compara-lo com outros padres, padre Leo aqui esteve e evangelizou ao modo dele, padre Fábio, tenta humanamente, como ele mesmo diz, evangelizar do modo dele…
    tenho certeza, ao menos 1 pessoa hoje já ouviu a evangelização dele atrasves da musica e com certeza deve ta ao menos pensando em melhorar. e você, o que fez para evangelizar alguem hoje?
    abraços

  28. 2009 outubro 5
    Rafael Vitola Brodbeck permalink

    Caue,

    Ué, e o Veritatis Splendor, que traz textos no blog e no site, promove palestras Brasil afora, e mantém membros em várias comunidades virtuais, não é evangelização? Não há convertidos por nosso apostolado, inclusive do protestantismo? E os nossos membros não atuam em suas paróquias e movimentos, fazendo apostolado também?

    Não é um jogo para contabilizarmos “quem faz mais”. Isso é infantilidade tua.

    Além disso, será que podemos chamar de evangelização o que faz o Pe. Fábio? Evangelizar é levar o Evangelho, a doutrina da Igreja. Mas se ele prega o CONTRÁRIO do Evangelho e da doutrina da Igreja…

  29. 2009 outubro 5
    Joyce Rocha permalink

    Incrível como as pessoas não são capazes de enxergar a realidade, como diria o Pe. Paulo Ricardo…No texto está claro que o autor não duvida dos frutos do apostolado do Pe. Fábio, que são muitos, mas também não deixa de observar que nem sempre ele prega com a Igreja, vide os vídeos e as entrevistas dadas por aí…

    Salve Maria!

  30. 2009 outubro 7
    Caue permalink

    concordo plenamente Joyce,
    mas acho também que mesmo ele escapando um pouco de como a igreja quer que ele pregue, a igreja não o condena nem o critica, pelo contrário, ví o Bispo de SP (esqueci o nome dele) dizendo que esses padres carismáticos estão sim trazendo cada vez mais gente pra igreja!

    Rafael,
    não me referi a quem faz mais, e sim, a não criticar tanto quem tá fazendo!
    como você disse, cada um tenta a seu modo evagenlizar em suas paroquias ou comunidade…
    será que sempre fazemos como a igreja pede? somos passiveis de erros!
    assim como os padres!
    claro, por serem padres tem sim de se policiar mais!
    e acho que estamos aqui pra isso, ajudar ao outro em seus erros

    o autor diz ” Quantos não foram enganados, e agora pensam exatamente como o padre Fábio e, logicamente, contrariamente ao que ensina a Igreja)?”

    acho que se o padre fosse tão contra o que a igreja pede e manda, como diz essa frase, ele já não seria mais padre!
    e como disse acima, a igreja não o condena, o apoia! visto apoio do bispo de SP
    cabe a nos fazer o mesmo, apoiar não só ele, mas os milhares de padres que intercedem por nos
    abraços a todos

  31. 2009 novembro 15
    Renata permalink

    A primeira coisa a fazer é rezar, muito. Em seguida, com caridade, expor a verdade. E, logo, continuar rezando.

  32. 2009 dezembro 4
    Conceição permalink

    O sucesso incomoda, está na mídia há tanto tempo, de uma forma tão linda, levando tantas pessoas a se valorizar encomoda mais ainda, pois nem todos têm o dom da palavra. parabéns Padre fábio continue a ser esse canal de g raça.
    Que Deus lhe abençoe.

  33. 2009 dezembro 11
    Andeson permalink

    SABE PORQUE O FADRE FABIO INCOMODA?

    PORQUE ELE FALA DE DEUS, E FALA BEM.
    COM SEU DOM DA PALAVRA, ELE NOS FAZ SENTIR DEUS DENTRO DO PEITO.
    ISSO INCOMODA A MUITA GENTE. Principalmente pessoas que não acreditan na igreja, não acreditan em Deus, que não acreditam que podemos ter um mundo melhor.

    PADRE FABIO, nos mostra o quanto somos especiais, o quanto podemos ser felizes, e diante disso, quando muitas pessoas descobrem que alguém pode está melhor hoje, pq ouvi Deus na voz de do padre, tbem fica incomodadas.

    ESTAMOS EM UM NOVO TEMPO, ONDE A IGREJA DEVE ESTÁ JUNTO, PRESENTE.
    E PRA ISSO TEM Q SEGUIR OS RITMOS DO MUNDO.

    BATINA SE USA NO ALTAR, QUANDO VAI CELEBRAR A MISSA.
    não é necessario, nem conviniente está de batina no programa do Jô, ou da Ana Maria, ou seja lá de quem. O importante é MOSTRA DEUS pro mundo.

    PARABÉNS PADRE FABIO. SOU SEU FÃ.
    ADORO SUAS MUSICAS E SUAS PALETRAS.

    mesmo não frequentando igreja, nem alguma religião.

    acredito que o senhor levar DEUS pro mundo através da sua fé.
    do seu carisma. PADRE, MOSTRA PRO MUNDO O QUANTO DEUS TEM PRA NOS OFERECER.

  34. 2009 dezembro 12
    Leonardo permalink

    Pronto-socorro, auto-ajuda, amizade com os homens. Até aí ele vai bem. É que, na verdade, os homens andam se fazendo piores que os animais. Com a primeira pedra de “crack” já ficam mais endemoniados que os possuídos no tempo de Jesus. De lá para cá, o demônio criou mecanismos que lhe permitiram tirar certas férias sem sair do trabalho. Flamengo campeão e flamenguistas “bombados” (talvez, bissexuais) se atracavam sem camisas (para mostrar os músculos) no Leblon, sem a polícia por perto, mas assistidos por umas 500 pessoas ao seu redor. Quem batia, depois apanhava. Era quase um rito e com boa dose de silêncio. O belo para eles têm de ser selvagem. Tem de fazer doer. E os animais os achando estúpidos, porque animal só entra nessa para comer ou para não ser comido. Até aqui vai muito bem socorrer com oferta de um “upgrade”, como que dizendo: “deixa de ser burro, você pode ter emoção com mais qualidade”. “Você pode mostrar seus músculos debaixo de uma camisa italiana de seda”. Mas, além da amizade com os homens, e sem a descartar, há a amizade com Deus. Deus vem e lhe socorre. Depois, se você for agradecido, dirá a Ele: “fica para o café, eu quero Lhe conhecer melhor”. Mas, se você ficar amigo de verdade de Deus, dirá: “meu maior prazer é Lhe conhecer e saber de suas coisas, mas, então, preciso fazer algo por Você, porque, para mim, agora, basta-me a Sua companhia”. Deus continuará lhe pedindo socorro aos homens, mas o problema ou a divisão de águas começa com “o que me basta”. O socorro de Deus ou o próprio Deus que ainda supera o seu socorro? Porque, para ir mais fundo nele, tenho que me desprender (libertar) de mim mesmo e das coisas passageiras, daquele materialismo tão terreno, assim como das minhas preocupações. Eu não vou mais pensar em camisa de seda, mas vou querer a batina para levar apenas Deus e expressar que “Deus basta”. E o mundo, meu caro, e eu para mim mesmo, como bradou São Paulo, teremos morrido. E, atrás de mim, verei que as águas se dividiram e que uma coisa é o socorro (caridade) aos homens e outra coisa é o socorro (caridade) a Deus, embora este nunca dispense aquele, porque interpelam de formas diferentes, para desafiarem nossos valores em direção ao mais fundo. O que o padre pode incomodar perto disso?

  35. 2009 dezembro 12
    Leonardo permalink

    Português para todos: bastante dispensa o pronome. Não é “basta-me Sua companhia”, mas “basta Sua companhia”.

  36. 2009 dezembro 12
    João Marcos permalink

    Por que acho necessário e importante um padre usar as vestes clericais? Façamos uma analogia:

    Digamos que eu vá preso. Me contratam um advogado que, em vez de chegar na cadeia de terno e gravata (o “uniforme” padrão dos advogados), ele chega de tênis, calça jeans e camisa polo. Nada contra essa roupa, mas o fato é que o sujeito não vai ser levado à sério, a começar por mim, seu cliente. Se ele não tem o zelo de se apresentar externamente como um profissional da área do Direito. Eu, no mínimo, estramharia a cena.

    O mesmo se dá com o padre. Se é padre, ao aparentar-se como leigo, mesmo que muito bem vestido, vai gerar dúvida e, no mínimo, prestará um desserviço aos demais padres que usam, já que estes ficam sendo tachados de retrógrados perante padres moderninhos.

    Por outro lado, o traje clerical demonstra a mortificação da vaidade… e tem padres que não querem mortificar sua vaidade para deixar Cristo aparecer.

    Té mais

    João Marcos

  37. 2009 dezembro 13
    Santa Pacência permalink

    Invejosos a serviço de Satanas.
    Conheço vários como você.
    Continue perdendo o seu tempo que vc vai longe meu irmão!

    “Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me tua fé sem as obras, e eu com as obras, te mostrarei minha fé” São Tiago – capítulo 2

    “A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos.” “SÃO” Padre Fábio de Melo

    Rafael Vitola Brodbeck, cuidado! De boas intenções, o inferno ta cheio.

    Deus te abençoe.

  38. 2009 dezembro 15

    Prezado (a) Santa Paciência, Laudetur Dominus!

    É engraçado que alguém que use o nickname “Santa Paciência”, seja tão rápido em acusar os irmãos de invejosos e dizê-los servos de Satanás…

    Também é legal que o PADRE Melo fale que sermos o que os outros gostariam que fossemos é uma prisão. Pois ele é exatamente o que os fãs dele gostariam que ele fosse!

    Pax et Salutis

  39. 2009 dezembro 15
    Janaina permalink

    esse blog é uma pouca vergonha
    e vc é um catolico (se for mesmo)
    ridiculo e idiota
    jesus é sempre jovem seu mané

    quem dera se vc soubesse 1/2 do que o pe fabio revela a nós

    mané

  40. 2009 dezembro 15
    Leonardo Maciel permalink

    Um duelo eterno: consciência crítica x consciência mágica. O pior da consciência mágica é que se baseia na emoção e se leva facilmente pela propaganda, assim como pela moda. É do tipo “maria vai com as outras”. Também é de pessoa mais centrada em si mesma. Já a consciência crítica faz viver em primeiro lugar da auto-crítica, dado que cedo se percebe nossa insuficiência, inclusive de visão (o que nos leva a depender de Deus). Quando ocorre no conhecimento de Deus, abraça-se apertado o temor santo de retroceder e de interromper um mergulho sempre mais fundo nesta amizade com Deus. Perceba que quem tem consciência mágica mal lê, a não ser o que lhe interessa. Quase nunca lê inteiramente as razões contrárias. E se as lê, não faz um juízo crítico a partir de suas próprias razões e quase sempre vê a crítica como ofensa ou como ameaça. É difícil. Deus tenha dó de todos nós.

  41. 2009 dezembro 15
    Leonardo Maciel permalink

    Não querendo fazer caricatura de ninguém, mas é bom lembrar de São Miguel Arcanjo. Fica óbvio que lúcifer não perdeu o juízo crítico a seu próprio respeito. Querer ser adorado como deus, sendo criatura e ainda achando que poderia desbancar o Criador, mesmo que reunisse todos os anjos com ele: ficou louco de tanta soberba. Já São Miguel mostrou que saía de si para sempre acolher temeroso e apontou com humildade e correção: para indagar imediatamente quem poderia ser como Deus e dar tanto gozo com Sua presença.

  42. 2009 dezembro 15
    Leonardo Maciel permalink

    Não querendo fazer caricatura de ninguém, mas é bom lembrar de São Miguel Arcanjo. Fica óbvio que lúcifer perdeu o juízo crítico a seu próprio respeito. Querer ser adorado como deus, sendo criatura e ainda achando que poderia desbancar o Criador, mesmo que reunisse todos os anjos com ele: ficou louco de tanta soberba. Já São Miguel mostrou que saía de si para sempre acolher temeroso e apontou com humildade e correção: para indagar imediatamente quem poderia ser como Deus e dar tanto gozo com Sua presença.

  43. 2009 dezembro 16
    Marcos permalink

    Rogério,

    Não havia observado, em detalhes, o que o Pe. Fábio expressava em suas mensagens, mas sempre tive receio de que o mesmo conduzi-se erros doutrinários. A começar pela batina, que o mesmo não usa ou não usa com frequência, pois Pe de calça colada se torna muito estranho, e algumas letras de suas músicas, algumas estórias que costuma falar em palestras e etc… enfim apesar de quase não assistir TV, de vez em quando vejo a Canção Nova talvez eu tenha que analizar melhor estas coisas para assisti-las. Fiquei sabendo da entrevista no programa do Jô por este Blog, e as falas que o mesmo fez, me baseando somente a este link, são entristecedores aos olhos de um Católico. É bom ficar sabendo por onde andar, o que ouvir, o que ler, pois o coração vai quardando inconcientemente estas vivências que vão se amadurencendo em nossas almas e criando nosso carater, mas também a nossa base doutrinária já adquirida crítica consciente ou inconscientemente estes erros. Que o Jesus Cristo Nosso Senhor me perdoe, e perdoe a todos nós, conduza os fracos e oprimidos. Salve Maria Mãe de Misericordia.

  44. 2009 dezembro 18
    Leandro permalink

    “mané”, “ridículo e idiota”
    “invejosos a serviço de Satanás”
    Nem parece que quem disse isto é católico… estes adjetivos pouco caridosos!

    Há uma forte incoerência oculta nesta história… digo isto porque eu acompanho o Pe. Fábio já há uns 5 anos e, apesar de discordar de muita coisa do que ele disse (como por exemplo o que mostra o texto inicial deste post), nunca vi o Pe. Fábio ensinar este tipo de “caridade” em suas palestras. Tenho certeza que quem tece estes “elogios” não aprendeu isto com o Pe. Fábio. Fica aqui a evidente pergunta a alguém que gosta das pregações do Pe. Fábio: de onde surgiram estes palavrões? Por que tanto ódio se o que ele mostra é “Deus”, “amor”, etc?

    Mas que o relativismo de suas pregações é brutal (nos dois últimos anos, ao menos), disto não tenho dúvidas.

    Por exemplo, por estes dias eu assisti ao vídeo dele chamado “O bem da palavra do bem”, publicado em DVD pela Canção Nova, onde ele QUASE afirma que Jesus não ressuscitou. Não me lembro bem das palavras, pois o assisti uma única vez, mas era mais ou menos isto: ele estava dando conselhos a uma pessoa que sofre a dor da morte de um parente (especialmente um filho), e disse “você pode fazer aquele ente ressuscitar seguindo aquilo que ele deixou de bom, seu exemplo e seus sonhos. Aí você faz a pessoa viver em você. O mesmo aconteceu com os apóstolos: eles perceberam a mudança que Jesus provocou no coração deles quando em vida, que quando Ele morreu, os apóstolos perceberam que ao seguir os anseios de Jesus e ao agir segundo a vontade que ele transmitiu em vida, Jesus ressuscita no meio deles.”

    Repetindo: não é uma citação exata das palavras do padre no vídeo, pois eu só assisti uma vez, mas transcrevi mais ou menos a essência do que ele falou no vídeo. Quem quiser comprovar, que assista (eu prometo a vocês: não assisti ao vídeo com lápis e papel na mão à caça de erros do padre para jogar na cara dele, pelo contrário; comecei a assistir de coração aberto).

    Eu não estou revoltado com o padre (muito menos com inveja, como pensam as fabetes), antes estou um bocado decepcionado. Tão decepcionado quanto um filho que vê o pai chegar em casa bêbado, tão decepcionado quanto um marido traído.

    Acredito que esta “decepção” seja geral, então aí está o motivo dos ataques a ele: ele precisa perceber que está decepcionando quem é fiel à Igreja.

    Sobre as vestes… a comparação que o João Marcos acima fez de um padre e um advogado foi ótima.

    Relendo o comentário do irmão Anderson acima, eu lembrei de uma amiga que esses dias falou que, através de sua palestra revolucionária (do ponto de vista teológico e doutrinário) o padre infelizmente dá a entender que a Igreja é malvada e ele é o bonzinho.

    Um abraço fraternal!

  45. 2009 dezembro 27
    Phillipe permalink

    As palavras do Pe Fabio de Melo é como o alcool que nos embriaga, sao bonitas e atraentes e nos deixe em extase.
    é assim que fico quando ouço suas palavras no seu programa ”direçao espiritual”.
    é um perigo! principalmente para as mulheres que ficam inconscientes devido sua beleza. é assim que ouço de mulheres quando o assunto é o padre: a beleza dele.
    Parece que é isso que ele quer transmitir: bonitas palavras e sua beleza. é disso que ele gastou tempo com a estetica e faculdades.
    agora, cadê a doutrina que ele nao prega? se a igreja é a base da verdade porque nao defender a verdade, ou seja, a igreja?
    me parece, tomara que nao seja, que o Pe Fabio está usando a nossa igreja para fazer fama e sucesso. a igreja que o acolheu para o que ele é hoje. Se na acolhida de nossa familia defendemos nosso pai e nossa mãe, porque a igreja que tanto acolheu o padre , ele nao pode defende-la? talvez ele pense em montar outra igreja porque o que professa sao outras doutrinas que nao as catolicas. A igreja catolica tornou-se refem dele devido sua popularidade.
    Cadê o Cristo que ele tanto prega? Cristo foi humilde e simples. o pe fashion é semelhante a aquele jovem rico da biblia em que faz tudo mesmo largar a riqueza, isso é dificil.
    o fato do pe nao usar batina ou roupas religiosas deve ser porque ele deve ficar menos bonito e isso deve encomoda-lo.
    Pe Fábio, gosto muito de suas palavras. seus discursos sao longos e dinamicos. mas, alem de pregar o ecumenismo pregue os outros ensinamentos de Jesus, defenda mais a sua igreja tao blasfemada atualmente e imoralizada. e seja mais simples em suas vestimentas para que nao se leve o publico apenas a fascinaçao, como é o exemplo da cantora britanica Susan Boyle que nao precisou de beleza para fazer brilhar os olhos do publico, mas sim de seu belo talento. Use tambem da simplicidade dos santos: sao francisco de Assis, Sao Francisco Xavier, Santo Inacio de Loyola, Santo Antonio de Santana Galvao e tantos outros.
    abraços!!!

  46. 2010 janeiro 4
    maria eduarda permalink

    As pessoas que seguem a IGREJA é a maioria no show do padre Fabio de Melo e o que a minoria diz não tem o minimo poder sobre um homem de Deus, sendo ele bonito ou não sendo ele uma pessoa que fala o que a igreja quer ou não.
    Não são só mulheres que seguem os ensinamentos da lei de Deus que o padre nos ensina, mais sim familias inteiras.

  47. 2010 janeiro 4
    Conversão verdadeira só com a Doutrina verdadeira permalink

    Pelos comentários dos que defendem o padre Fábio dá pra perceber que ele não está convertendo as pessoas para Cristo. Pelo menos a maior parte de seus “FÃS”…

  48. 2010 janeiro 4
    Conversão verdadeira permalink

    Será que as palavras do padre Fábio converte realmente as pessoas? Quem se converteu verdadeiramente ama e defende a Verdadeira Doutrina Católica.

  49. 2010 janeiro 5
    Rafael permalink

    Muito bom o texto, realmente acho que o Pe.Fabio é mais cantor, esccritor (auto-ajuda) que qualquer outra coisa.E isso é lamentavel, ele deveria ser como o Pe.Roberto Lettieri grande padre defensor de Jesus na hóstia consagrada, defensor da Igreja, que é perseguido por dizer a verdade.
    Triste ver um Padre com tantos talentos dedicar todos somente ao mundo e não a Deus!

  50. 2010 janeiro 8
    Oswaldo permalink

    Tanta indulgência para com os do nosso partido (LC) e irônia e ridicularização de sobra para os outros… Peço que o senhor moderador reflita e faça uma auto-crítica antes de rejeitar os comentários…

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Note: You can use basic XHTML in your comments. Your email address will never be published.

Subscribe to this comment feed via RSS